A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) ofereceu, nesta segunda-feira (5/9), o curso presencial sobre “Primeiros Socorros” direcionado aos membros e servidores do MPMS. A capacitação ocorreu na sede da ESMP-MS.

A abertura oficial do curso foi realizada pelo Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, que agradeceu a presença de todos e destacou a importância da capacitação, por abordar diversos procedimentos, que além de simples são essenciais para salvar vidas em emergência enquanto o socorro profissional não esteja no local para atendimento adequado.

O curso foi ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e abordou os seguintes tópicos: “Conceito e finalidade”; “Serviços de atendimento emergencial: SAMU, Bombeiros, UPA”; “O passo a passo: garganta segura; examine a vítima; dê o alerta; faça os primeiros socorros identificando sinais vitais (respiração, pulsação, desobstrução de vias aéreas superiores); manobra de Heimlich; manobras básicas na parada cardiorrespiratória (PCR)”; “Como estancar uma hemorragia”; e “O que fazer em casos de vertigens, desmaios e convulsões”.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista-Assecom MPMS