O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS), deflagrou, nesta segunda-feira (5/9), a Operação “Bilhete”, em Campo Grande, para cumprimento de dois mandados de prisão preventiva, cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de medidas cautelares diversas à prisão.

As investigações do GAECO/MPMS descortinaram a atuação de um policial penal que era lotado no Presídio Gameleira I, no centro de crimes ordenados do interior do sistema penitenciário estadual, mediante repasse de informações e fornecimento de aparelhos celulares, inclusive para operacionalização de homicídios de outros policiais penais.

As mensagens transmitidas pelo agente público, constitucionalmente responsável pela segurança dos estabelecimentos penais, eram emanadas tanto de integrantes da organização criminosa alvo da Operação Omertà como de integrantes da facção denominada Primeiro Comando da Capital (PCC).

O nome da Operação faz alusão ao meio utilizado pelos presos para transmissão de ordens para o mundo externo, com o apoio do policial penal.

 

Texto e fotos: GAECO/MPMS