O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Luciano Furtado Loubet, participou na segunda-feira (26/9) da entrega do Software Easy, sistema de gestão de resíduos sólidos, às cooperativas de catadores de recicláveis de Campo Grande. O sistema foi desenvolvido pela empresa SYGECOM Informática e doado pelo Instituto Rever.

O Estado de Mato Grosso do Sul é piloto da iniciativa que vai integrar o “Projeto Resíduos Sólidos – Disposição Legal”, uma parceria do MPMS, Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS) e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O evento ocorreu na Usina de Triagem de Resíduos (UTR), na Capital, e contou com a presença do Presidente do Instituto Rever, Paulo de Tarso Petroni, e de sua equipe; do Diretor Executivo, Fernando Rodrigues; e do Diretor Jurídico, Edwal Casoni Júnior. Também participaram os representantes do SYGECOM, Imasul, UEMS, TCE/MS, Semagro e Sebrae/MS.

O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet, falou sobre os trabalhos que já estão sendo realizados no “Projeto Resíduos Sólidos – Disposição Legal” e da importância da adesão ao sistema, que irá beneficiar o gerenciamento dos resíduos sólidos e a gestão das cooperativas.

Em seguida, o Diretor da SYGECOM Informática, Leonardo Machado, fez apresentação do sistema e esclareceu as dúvidas sobre a sua funcionalidade, que tem como objetivo oferecer aos agentes o controle total da gestão do seu negócio.

Para finalizar, representantes da Associação ATMARAS e das Cooperativas Novo Horizonte, CATA MS e COOPERMARAS assinaram o termo de adesão ao sistema.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos:  Luana Souza – Estagiária de Pós-graduação em Jornalismo e Instituto Rever