O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH) e do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), está apoiando a campanha nacional de multivacinação e vacinação contra poliomielite, prorrogada pelo Ministério da Saúde até 30 de setembro.

O apoio visa mobilizar e incentivar a vacinação em Mato Grosso do Sul, visto que houve baixa adesão à campanha, sendo registrado apenas 39,4% de vacinas aplicadas no público-alvo. A meta em todo país é de 95% de cobertura.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento, 35% das crianças na faixa etária de 1 a 5 anos de idade foram imunizadas contra a poliomielite e cerca de 4 milhões de doses foram aplicadas desde o início da mobilização. Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as mais de 14,3 milhões de crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos deverão tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Multivacinação

Para a campanha de multivacinação as vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), Tríplice Bacteriana (DTP), Varicela e HPV Quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, Dupla Adulto (dT), Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Ministério da Saúde adverte que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é realizada com sucesso desde 1980.

 

Para ver o calendário vacinal de crianças e adolescentes, clique no Anexo 1 da notícia.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

 

Anexos da notícia