A Promotora de Justiça do Núcleo da Infância e da Juventude (NUIJ) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Fabrícia Barbosa Lima, participou nesta quarta-feira (28/9) do Encontro Regional da Comissão da Infância, Juventude e Educação (CIJE), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O evento aconteceu na sede do Ministério Público de Goiás, voltado às unidades do MP da região Centro-Oeste, servidores do MPGO, comunidade acadêmica e profissionais que atuam na área.

A palestra de abertura do evento foi ministrada pelo Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Tocantins Sidney Fiori Júnior, que abordou o tema "Família acolhedora e guarda subsidiada: caminhos para a implementação".

Em seguida, foi realizado o painel "Diálogos sobre o modelo de fiscalização previsto nas Resoluções CNMP nº 67 e 71/2011". Na oportunidade, a Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa Lima integrou o painel e expôs as boas práticas realizadas pelo MPMS para o fortalecimento do serviço de acolhimento de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, enfatizando os projetos implantados decorrentes da campanha “Declare seu Carinho”, que incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) em prol de entidades socioassistenciais que atendem crianças, adolescentes e idosos em vulnerabilidade, nos municípios do MS, e o potencial transformador da iniciativa.

A moderação do debate foi conduzida pelo Membro Auxiliar da CIJE, Promotor de Justiça do MPBA Moacir Silva do Nascimento Júnior, e contou também com a participação dos Promotores de Justiça do MPGO Pedro de Mello Florentino e Frederico Augusto de Oliveira Santos; da Analista em Psicologia Silvia Pereira Guimarães; do Promotor de Justiça do MPMT Nilton César Padovan; e do Promotor de Justiça do MPDFT Márcio Costa de Almeida.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS