A manhã desta sexta-feira (21/10) foi de continuidade ao evento “OKR no MP: Gestão de Alta Performance”, promovido no sistema híbrido (presencial e on-line), pela Escola Superior do Ministério Público, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS, e contou com a participação de membros, servidores e convidados.

A mesa solene foi formada pelo Supervisor de Planejamento e Gestão do MPMS, Assessor Especial do PGJ e Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa e a Diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão do MPMS, servidora Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, que compartilhou as experiências e os cases de sucesso relacionados à gestão e implantação dos Objectives and Key Results (OKRs) no MPMS.

Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, que também é Membro Colaborador do CNMP e Coordenador-Geral do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público, fez um balanço da implantação do OKR no CNMP e apresentou a visão e orientações da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), além de compartilhar as experiências da implantação dos OKRs no Conselho Nacional do Ministério Público. “Acreditamos que essa ferramenta seja para inovadores, e os que estão aqui são”, afirmou Ishikawa. “Somos o Ministério Público brasileiro, somos uma unidade só. E que a ferramenta do OKR, seja uma oportunidade ou saída para que a gente consiga que o Plano Estratégico Nacional avance, e que façamos uma releitura do Balanced Scorecard (BSC), para incluir a junção de metodologias, e que o OKR faça parte da estratégia. Mas tudo vai depender do nosso trabalho e do nosso empenho”.

Na sequência, fez uso da palavra a Promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Hiza Maria Silva Carpina Lima, que compartilhou as experiências da implantação dos OKRs na instituição em que atua. "Acredito que o desafio é conectarmos o que é estratégico, com o que é operacional, mas eu acho, que esse é o pulo do gato para a gente avançar. Acreditamos que os Ministérios Públicos trabalhando com OKR, não só vai facilitar no reencontro com os nossos propósitos, mas também vai colocar a todos os MPs a facilidade de apresentarmos nossos resultados em nível nacional, e isso nos fortalece”. A Promotora de Justiça estava acompanhada da Assessora de Projetos da Secretaria de Planejamento, Michelle Góis Gadelha Dias e do Analista de Gestão Pública do MPDFT, Éder Machado da Silva, na apresentação dos dados.

Em seu relato, a Subprocuradora-Geral de Justiça da Área técnico-administrativa do Ministério Público do Estado do Pará, Ubiragilda Silva Pimentel, se emocionou ao contar em breves palavras sua trajetória no Ministério Público. “Em amo o que eu faço”, disse a Procuradora de Justiça, que estava acompanhada da Coordenadora de Planejamento Estratégico do MPPA, Marly Dantas Nery e do Assessor de Planejamento Organizacional, Adriano Silva de Arruda, a equipe apresentou dados e experiências da implantação dos OKRs no MPPA. “Inclusive vamos avançar e vamos começar a trabalhar também os OKRs na Procuradoria-Geral e na Administração Superior”, finalizou agradecendo a todos.

"A nossa ideia, ou o nosso objetivo no MP de Santa Catarina com os OKRs é oferecer este instrumento para as Promotorias de Justiça, para que consigam superar seus desafios e consigam atingir resultados efetivos", finalizou o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação do Ministério Público do Estado de Santa Catarina, Luciano Trierweiller Naschenweng, que também apresentou as experiências da implantação dos OKRs no MPSC, acompanhado do Coordenador do Projeto de Gestão Administrativa das Promotorias de Justiça (GesPro), Alexandre Carrinho Muniz. 

Os dois dias de imersão e aprendizagem, na troca de experiências sobre o OKR, contou com a presença do fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra, professor Marcos Barros. O evento foi encerrado pelo o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional e Promotor de Justiça, Paulo César Zeni.   

Confira as fotos do evento aqui

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista-Assecom MPMS