O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de ação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO/MPMS) e da 1ª Promotoria de Justiça de Ivinhema, deflagrou, nesta quinta-feira (6/10), a Operação “Publicanos”, em Ivinhema, para cumprimento de cinco mandados judiciais de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária.

As investigações revelaram que, entre os anos de 2019 e 2021, um servidor da Prefeitura Municipal de Ivinhema praticou de forma recorrente crimes de peculato e lavagem de dinheiro em prejuízo dos cofres públicos municipais. O referido servidor exercia os cargos de fiscal de tributos municipais e diretor de divisão de tesouraria e, valendo-se da função pública, desviou das contas da Prefeitura, aproximadamente, oitocentos mil reais, mediante transferências eletrônicas de valores e depósito de cheques pertencentes ao Município, mas que eram depositados em suas contas pessoais.

No decorrer da apuração também foi possível observar que o investigado buscou ocultar e dissimular os valores desviados ilicitamente, adquirindo bens imóveis e os registrando em nome de familiares. Além disso, o Poder Judiciário decretou o sequestro/arresto de bens móveis e imóveis do investigado e de seus familiares para fins de reparação do dano causado aos cofres públicos.

O nome da operação faz alusão aos publicanos, que aparecem em várias passagens bíblicas do Novo Testamento e que também existiam no Império Romano desde antes de 200 a.C., os quais eram cobradores de impostos, tinham fama de ser avarentos e egoístas e de pertencer a um sistema corrupto e ser inclinados ao abuso.

Texto e fotos: GAECO/MPMS