O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio do Promotor de Justiça da Comarca de Sonora, Thiago Barile Galvão de França, realizou uma vistoria no dia 6 de outubro de 2022, na Cachoeira da Água Branca, situada na zona rural do município de Pedro Gomes, para apurar a localização e as características naturais.

A visita teve como objetivo subsidiar a análise dos impactos ambientais a serem provocados no local em virtude da eventual implantação da Central Geradora Hidrelétrica/Pequena Central Hidrelétrica, cuja finalidade alude ao Inquérito Civil nº 06.2022.00000653-2.

De acordo com o Promotor de Justiça Thiago Barile foi constatado que a trilha de acesso se encontra preservada, e apesar da existência de cordas para auxiliar no trajeto, não preenchem todo o percurso, de forma a dificultar o turismo pela população local e viajantes.

Durante a vistoria, proprietários de imóveis rurais localizados nas proximidades da cachoeira, apresentaram ao MPMS considerações, de forma escrita, acerca da defesa e da preservação da área. Em virtude de sua altura proeminente, de aproximadamente 80 metros, a cachoeira é considerada patrimônio turístico e natural do município de Pedro Gomes.

 

Texto: Luana Souza/Estagiária em Pós-graduação em Jornalismo - com supervisão de Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Promotoria de Justiça de Sonora