Membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participaram nesta quinta-feira (20/10), do evento “Okr no MP: Gestão de Alta Performance”, promovido pela Escola Superior do Ministério Público em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão.

Compuseram a mesa de abertura solene o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; a Promotora de Justiça e Chefe de Gabinete do PGJ, Camila Calarge Doreto; a Promotora de Justiça e Secretária-Geral do MPMS, Bianka Karina Barros da Costa; e o Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa.

O evento iniciou com a palestra “Transformação do setor público por OKRs”, que foi apresentada pelo fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra, professor Marcos Barros e pelo Presidente Global da Daimler Chrysler Rail Division, Chris Sheppard.

Esta é a primeira vez que Marcos Barros e Chris Sheppard vêm a Campo Grande para conhecerem o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e as transformações que ocorreram após a implementação e o desdobramento da metodologia dos OKRs (Objectives and Key Results). A ferramenta é aplicada pelo professor Marcos Barros no MPMS desde abril de 2021 e já envolveu diversos setores da área meio. O método vem apresentando resultados promissores de gestão, despertando atenção de outras unidades do Ministério Público.

Em sua fala, o professor Marcos Barros destacou os resultados alcançados pelo MPMS e a necessidade de demais instituições públicas desenvolverem em seus ambientes a metodologia focada na definição e no rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma organização. “As pessoas, instituições e organizações de todo mundo precisam conhecer o que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul está alcançando com a metodologia OKR. Hoje eu me sinto extremamente feliz por saber que minhas experiências estão contribuindo para o desenvolvimento de uma instituição criada para cuidar da sociedade. O que vocês fazem aqui é muito importante e o que vocês conseguiram fazer, refletir na vida de muitas pessoas”, concluiu Marcos Barros.

Chris Sheppard também ressaltou as experiências vividas pelo MPMS e pelas demais organizações que implantaram em seus ambientes a metodologia de OKR, bem como os resultados gerados com a ferramenta: “Os princípios de OKR deveriam ser aplicados em serviços públicos de todo mundo. Estou tentando convencer outras pessoas a tentarem fazer o que vocês aqui do Ministério Público fizeram”.

Panorama institucional

Durante o evento foi apresentado o panorama institucional da aplicação da ferramenta OKR no âmbito do MPMS. O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni, apresentou o Programa de Aprimoramento de Gestão dos Órgãos de Execução (PAG) que, entre outras propostas, vai capacitar e implementar o método OKR nas Promotorias de Justiça para que os objetivos sejam alcançados com agilidade e efetividade em curto espaço de tempo. O Programa de Aprimoramento de Gestão dos Órgãos de Execução – PAG ainda contará com 3 projetos, sendo eles: Laboratório de Liderança, Gespro (em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina) e o Projeto Thundera.

Paulo César Zeni, que também é integrante do Conselho Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, exaltou ainda a adesão maciça de participantes (no ambiente virtual e presencialmente) no evento desta quinta-feira, como um reflexo da importância da gestão para aqueles que já detém amplo conhecimento técnico e/ou jurídico, e que se interessam em se aperfeiçoar na organização administrativa. Parabenizou a Secretaria de Planejamento e Gestão pela aplicação do método OKR que “vem trazendo eficiência, controle, resultados, além de aprofundar o nível de conhecimento e envolvimento das pessoas com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, agradeceu a presença dos palestrantes Marcos Barros e Chris Sheppard, e aproveitou para destacar o desenvolvimento de gestão estratégica do Ministério Público Estadual e principalmente o projeto OKR implantado: “Isso é um motivo de muito orgulho para nós. O MPMS hoje é um exemplo a ser seguido por vários outros Ministérios Públicos Estaduais, tanto é que fomos a primeira unidade a passar pela correição extraordinária de fomento à resolutividade da Corregedoria Nacional do Ministério Público. Estamos compartilhando as nossas melhores inciativas”.

Em seguida, o Promotor de Justiça, Supervidor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS e Coordenador-Geral do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público, também representando o Conselheiro Nacional Moacyr Rey Filho, Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, ministrou a palestra “Transformando o MP com OKRs”.

O Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica finalizou sua participação agradecendo toda a equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão e a Procuradoria-Geral de Justiça por executarem a metodologia da OKR e por acreditarem nas mudanças que ela pode proporcionar para a administração pública com foco na resolutividade e eficiência.

Finalizando o evento, os convidados Marcos Barros e Chris Sheppard lançaram o livro “Breaking the chains of bureaucracy”. A obra possui em seu capítulo 8 o estudo de caso da implantação de OKRs no Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Para ver mais fotos do evento clique aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Luana Sousa/ Estagiária de Pós-graduação em Jornalismo