O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul realizará na próxima quarta-feira (9/11) e quinta-feira (10/11), das 13h às 18h, a tradicional Feira do Artesão Livre. O evento, que está na 16ª edição, é promovido pelo MPMS, por intermédio da 50ª Promotoria de Justiça, e pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS), com a colaboração do Conselho da Comunidade de Campo Grande e do Instituto Ação pela Paz.

Repetindo o sucesso dos anos anteriores, a Feira do Artesão Livre: Edição de Natal será realizada de forma virtual e reunirá 369 peças de artesanato que foram produzidas por internos das unidades penais de regime fechado e semiaberto da Capital (Instituto Penal de Campo Grande, Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, Centro de Triagem Anízio Lima, Presídio de Trânsito de Campo Grande, Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi e Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto e Aberto de Campo Grande).

O catálogo digital com as peças expostas para a venda foi elaborado pelos acadêmicos do curso de extensão de Artes Visuais da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo, em sistema de parceria com o MPMS.

A confecção de muitas das peças foi ensinada a partir de cursos técnicos, gerando ocupação lícita e remição de pena aos artesãos que um dia alcançarão a liberdade. Dentre os itens disponíveis à venda estão bordados, esculturas, cerâmicas, arte com recicláveis e caixas decoradas em MDF, produtos variados em crochê: tapetes, amigurumis (bonecos) e sousplats (suporte para pratos).

A iniciativa tem como objetivo apresentar à sociedade os trabalhos laborais desenvolvidos pelos custodiados, sendo que os valores arrecadados com a venda dos produtos artesanais serão revertidos ao custodiado que os elaborou e ao sustento de sua família.

As novidades desta edição são: os bioabsorventes ecológicos (reutilizáveis) produzidos a partir de projeto desenvolvido na unidade semiaberta feminina; e a obra literária publicada pela ex-detenta Solange Duarte, intitulada "Livre Estou".

Como participar da feira

O link para acesso ao grupo onde serão expostas as fotos dos artesanatos a serem vendidos é:

https://chat.whatsapp.com/DneTcQ1CtB80T6xCV6xfrQ

Para efetuar as compras, o cliente irá escolher o produto pela fotografia e sinalizar que tem interesse em comprá-lo, informando o código identificador de cada peça.

Para finalizar o pedido, deverá encaminhar mensagem ao número de WhatsApp do Apoio da 50ª Promotoria de Justiça, informando os dados pessoais solicitados, exclusivamente, através dos números (67) 99336-7742 e 98478-2100 para a emissão do boleto e apresentação do comprovante de pagamento. As entregas serão realizadas somente em Campo Grande.

 

Texto: Assecom MPMS

Arte: Marketing MPMS