Em razão da comemoração do bicentenário do Tribunal do Júri no Brasil, a Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) em parceria com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM) e o Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI) promoveu, nesta sexta-feira (4/11) o evento “Júri em Destaque”.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pelo Coordenador do CAOCRIM, Procurador de Justiça Helton Fonseca Bernardes; e pela Conselheira Administrativa-Consultiva da ESMP-MS, Promotora de Justiça Claudia Loureiro Ocariz Almirão.

A Conselheira Administrativa-Consultiva, Promotora de Justiça Claudia Loureiro Ocariz Almirão, falou em nome do Diretor-Geral da ESMP-MS, Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger e agradeceu o apoio do Procurador-Geral de Justiça nos trabalhos desenvolvidos pela Escola, bem como enalteceu os palestrantes que se destacam nacionalmente por suas atuações, classificando o evento como de “engrandecimento profissional”.

O Coordenador do CAOCRIM e Procurador de Justiça, Helton Fonseca Bernardes, agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos cursos e eventos promovidos pela Escola do MP. Helton Fonseca Bernardes também ressaltou a atuação do NOJÚRI, que contribuiu para o crescimento do MPMS no Tribunal do Júri e o transformou em referência nacional.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, disse que o evento é uma grande oportunidade para aprender com os palestrantes, pela relevância do tema, crimes contra a vida. Na mesma vertente, Alexandre Magno falou sobre a atuação dos membros na defesa dos direitos das vítimas e de seus familiares e da importância do aperfeiçoamento institucional para lidar com todos os casos emblemáticos. “A sociedade confia na nossa instituição e precisamos aprender e nos aperfeiçoar para que possamos servir e atuar na defesa dos direitos do cidadão”. 

Com o tema “A atuação em plenário de julgamento”, a Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco Eliane Gaia Alencar Dantas ministrou a palestra de abertura do evento.

Em seguida, o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul Márcio Schlee Gomes discorreu sobre “Provas indiciárias”.

Confira as fotos aqui.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Luana Souza/Estagiária em Pós-graduação em Jornalismo