Despertar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e o de próstata foi o objetivo da palestra "Prevenções: Como fazer sua parte?”, realizada nesta segunda-feira (7/11), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O evento faz parte da programação da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho, que busca desenvolver ações que beneficiam a saúde mental e física dos membros e servidores do MPMS.

A abertura do evento foi realizada pela Promotora de Justiça, Chefe de Gabinete do PGJ e Presidente da Comissão de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT-MPMS), Camila Augusta Calarge Doreto. Na ocasião, a Promotora de Justiça reforçou a importância em trazer especialista para abordar um tema necessário e que precisa ser amplamente discutido para incentivar o autocuidado e promover a orientação e prevenção de doenças, como o câncer de mama e de próstata.

A apresentação foi ministrada pelo Médico Oncologista Lucas Vian, formado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), pós-graduando em Medicina Integrativa pelo hospital Israelita Albert Einstein e integrante do programa de residência médica em Oncologia Clínica na Santa Casa de Campo Grande.

Na oportunidade, Lucas Vian esclareceu sobre os principais fatores de risco comportamentais e genéticos, bem como os aspectos da vida reprodutiva/hormonais das mulheres como predisposição para o câncer de mama. Entre os fatores, Vian citou envelhecimento, fator determinante relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso e atividade física insuficiente. Entre os fatores de risco para o câncer de próstata, o médico citou histórico familiar e obesidade.

O palestrante finalizou a apresentação destacando que, em ambos os casos, a prevenção continua sendo o aspecto mais importante no combate a esses dois tipos de câncer: alimentação saudável, exercícios físicos e exames preventivos mostram-se eficazes na diminuição de fatores que podem desenvolver a doença.

 

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom - MPMS