Em novembro, é comemorado o Mês da Consciência Negra e, na segunda-feira (7/11), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu início à programação especial, com palestras e rodas de conversa que abordam o tema do racismo estrutural e os desafios contemporâneos.

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul foi representado pelo Coordenador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela Instituição voltado à temática étnico-racial e à promoção e defesa dos direitos humanos.

Na ocasião, Douglas Silva Teixeira participou da roda de conversa que abordou o tema “Como identificar, denunciar e combater o racismo institucional?”, que contou com a participação do Prof. Eurídio Ben Hur Ferreira, Docente no curso de Direito (FUCMAT) e Autor da Lei n. 10.639/2003, que instituiu a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira no currículo escolar; e da Presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Mato Grosso do Sul (OAB-MS), Silvia do Carmo Assis Constantino. A mediação ficou a cargo da Profª e Drª Eugenia Portela de Siqueira Marques, Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab Tuko Hapa – UFMS).

A programação do Mês da Consciência Negra vai até o dia 23 de novembro com atividades realizadas em Campo Grande e Nova Andradina.

Novembro

A Consciência Negra é uma data celebrada no dia 20 de novembro e foi criada ainda em 2003, como uma efeméride do calendário escolar a partir da Lei n. 10.639, que incluiu o ensino de história e cultura afro-brasileira no currículo das escolas. A data foi oficializada oito anos depois e foi escolhida como uma homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS