A Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), Procuradora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, realizou reunião de trabalho por videoconferência com os Promotores de Justiça da área da saúde, com a participação de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), na tarde desta terça-feira (6/12).

Na pauta foram abordadas ações para a promoção da melhoria do acesso e da qualidade da cobertura da Estratégia da Saúde da Família na Rede de Atenção Básica dos Municípios de Mato Grosso do Sul (ESF).

Estavam presentes à reunião o Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), Procurador de Justiça Francisco Neves Junior; a Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC), Procuradora de Justiça Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira; e os Procuradores de Justiça da área de Direitos Difusos e Coletivos Ariadne de Fátima da Silva Cantú e Aroldo José de Lima.

Na abertura dos trabalhos, a Coordenadora Adjunta do GAEDS afirmou que acredita que a maior responsável pela saúde é a melhor prevenção de seus agravos. Segundo a Procuradora de Justiça “é com exame para prevenir e o remedinho para controlar diabetes, hipertensão e outras doenças, que evitamos grandes agravos, tais como o AVC e o infarto; o que diminui o acesso de pacientes à alta complexidade e atenção terciária em saúde dos hospitais, inclusive aos escassos leitos de UTI”.

A primeira exposição foi feita pela Coordenadora de ações em saúde da SES, Karina Cavalcante da Costa, que abordou o tema “Atenção Primária à Saúde: Importância, Perspectivas e Desafios da Ampliação do Acesso e da Qualidade nos Municípios de Mato Grosso do Sul”.

A Superintendente da atenção básica da Sesau, Ana Paula Rezende apresentou o tema “Importância e Estratégias da Ampliação do Acesso e da Qualidade da Atenção Primária em Saúde”.

Ana Paula Goldfinger, Coordenadora estadual de vigilância epidemiologia da SES, fez um breve relato sobre “Ampliação da Cobertura Vacinal no Estado de Mato Grosso do Sul: Desafios e Perspectivas”.

No decorrer dos trabalhos foram debatidos estratégias e desafios para a promoção da saúde e prevenção de agravos, além de iniciativas pontuais do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, na atuação articulada e uniforme dos órgãos de execução que desempenham suas atribuições na defesa da saúde.

 

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS