O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), encerrou nessa quarta-feira (14/12) o 4º ciclo de implantação dos OKRs/2022 - metodologia de gestão focada em simplificar a definição e rastreamento dos objetivos e resultados-chave de uma organização.

A finalização do 4º ciclo foi conduzida pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; pelo Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa; pela diretora da Seplange, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, pelo professor Marcos Barros, fundador da Oxford Business Masters na Inglaterra; além de membros e servidores que estavam on-line e no auditório da PGJ, e que estão envolvidos e empenhados na implantação da metodologia, capaz de promover mudanças para a instituição, bem como para a sociedade sul-mato-grossense.

Paulo Zeni iniciou a atividade agradecendo a todos, em especial o trabalho da Seplange, lembrando da dedicação e empenho dos seus servidos, bem como do exemplo de liderança de sua diretora, motivo do sucesso da metodologia OKR. “Sabemos que é uma construção diária, e a cada oportunidade, a cada check-in, a gente renova o nosso compromisso e esforço com o planejamento, e no ano de 2022 fechamos mais uma vez um ciclo vitorioso e agora com turmas novas da área meio e da área fim”.

Na sequência foi a vez do Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do MPMS lembrar da importância desse compartilhamento, na análise do ano de 2022, recordando as visitas recebidas pelo MPMS, vindas do CNMP, MPSC, MPAC, MPRJ, MPPA, MPDFT, MPMA, MPMG para conhecer a metodologia OKR. Paulo Ishikawa apresentou os números que envolveram a metodologia em 2022: hoje são 7 Promotorias de Justiça com 326 pessoas envolvidas (276 na área meio, 50 PJs); 36 times, sendo 29 na área meio e 1 PJ; 1.391 check-in's no total, sendo 1.015 em 2022 e 234 no último ciclo; 393 OKRs criados, sendo 303

em 2022 e 106 no último ciclo; 1.131 KRs criadas, sendo 834 em 2022 e 241 no último ciclo. “Hoje nosso APP e BI estão sendo solicitados Brasil afora. Nossa tecnologia é referência, e fazemos questão de constar no Termo de Cooperação Técnica que foi desenvolvido pelo MPMS” complementou Ishikawa.

Na oportunidade os servidores deram seus depoimentos, alguns foram envolvidos pela emoção, que contagiou a plateia. Na sequência se deu a premiação de entrega dos troféus “Águia” e a certificação de 35 servidores do MPMS na metodologia OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave).

Confira no anexo da notícia a relação dos premiados.

 

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Anexos da notícia