A Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) realizou, nesta quinta-feira (16/2), a solenidade de posse dos integrantes da nova Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal eleitos pela classe para o biênio 2023/2025.

A cerimônia foi realizada no Auditório Nereu Aristides Marques na Procuradoria-Geral de Justiça e presidida pelo Promotor de Justiça e Secretário-Geral da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Romão Ávila Milhan Junior, Presidente da ASMMP nas gestões 2019/2021 e 2021/2023.

A nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal que conduzirão a Associação no biênio 2023/2025 será presidida pelo Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati e terá como 1ª Vice-Presidente e 2º Vice-Presidente os Promotores de Justiça Clarissa Carlotto Torres e Milton Loureiro Filho.

A mesa de autoridades foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Deputado Gerson Claro Dino; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargador Sérgio Fernandes Martins; o Procurador de Justiça e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Paulo Cezar dos Passos; a Vice-Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Simone Beatriz Assis de Rezende; e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Pará e Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público,  (CONAMP),  Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares.

Na oportunidade, o Presidente da cerimônia realizou a entrega de homenagens aos Diretores Executivos e os Conselheiros Fiscais das gestões 2019/2021 e 2021/2023.

Após as homenagens, o Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior transmitiu o cargo de Presidente da ASMMP, para o Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati, que passou a conduzir a solenidade.

Discursos

Em seu pronunciamento, o Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, agradeceu as autoridades presentes enaltecendo sua gratidão e respeito a todas as instituições que trabalharam em conjunto com a ASMMP durante a sua gestão:

“Fui incumbido de promover o trabalho ao longo desses dois biênios, e ele não foi feito sozinho, mas também com uma diretoria executiva que desenvolveu uma atuação exitosa durante esses quatro anos. Este ciclo iniciou em 2013, quando o então Presidente da ASMMP, Lindomar Tiago Rodrigues, me convidou para fazer parte da diretoria executiva. Imaginávamos que os desafios seriam grandes e, de fato, foram gigantes, porém enfrentamos de uma maneira vitoriosa. À nova diretoria, desejo os mais valorosos votos de sucesso. Ao Fabrício, desejo uma caminhada vitoriosa e próspera.”

Por sua vez, o empossado Fabrício Secafen Mingati, ressaltou em sua fala os princípios que guiarão a nova gestão, que será pautada pela transparência, independência, integração, trabalho, eficiência e principalmente o diálogo: “A esses princípios, é preciso reconhecer a importância, ainda mais nos tempos atuais, do diálogo. Não só do diálogo interno, mas especialmente do diálogo interinstitucional. Nós só podemos construir através do diálogo. Façamos um breve exercício. Olhemos a nossa volta. Quantos Poderes, instituições e entidades profissionais e de classe se fazem presentes aqui? A cerimônia de hoje é um exemplo do êxito do diálogo. Exemplo de maturidade institucional alcançada com respeito e diálogo. E um regime democrático só se constrói e se mantém com respeito e diálogo”.

O novo Presidente da Associação também reconheceu todos aqueles que contribuíram, ao longo dos anos, para a construção de uma entidade de classe coesa e unida: “É imprescindível que possamos tomar como exemplo o trabalho das gerações que nos antecederam. Porque só estamos aqui em razão daquilo que foi construído lá atrás, pelos que nos antecederam. Seus acertos e erros forjaram a estrada pela qual, hoje, conseguimos trilhar na defesa da sociedade.”

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda saudou o novo Presidente da ASMMP, desejando sucesso em sua trajetória. O chefe do MPMS enalteceu o currículo de Mingati e sua brilhante atuação enquanto Promotor de Justiça. Agradeceu a dedicação de Romão Ávila Milhan Junior, seu trabalho e companheirismo diante dos desafios colocados ao Ministério Público nos últimos anos: “Ser Presidente de uma Associação não é uma tarefa fácil, são muitos compromissos inadiáveis, o que nos ausenta de nossas famílias e amigos. Romão é um exemplo de líder, sua dedicação fez com que nossa Associação e o nosso Ministério Público alcançassem feitos que beneficiaram toda a sociedade sul-mato-grossense”.  

O Procurador de Justiça e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Paulo Cezar dos Passos, falou da expressiva eleição de Fabrício Secafen Mingati. Salientou que a democracia é um valor caro da sociedade brasileira e, por isso, não há como admitir que o individualismo se sobreponha ao coletivo. “As batalhas são coletivas, mesmo que exista divergência, somos um corpo único. Uma sociedade se forma da conjunção de forças opostas, e somos nós que lutamos pelas melhorias de vida da coletividade”. Ressaltou a jornada de 4 anos do Presidente que hoje deixa o cargo, representando com envergadura ímpar a classe e tornando-se uma das grandes lideranças do MP brasileiro. Ao novo Presidente e sua diretoria atribuiu as qualidades inerentes para uma gestão exitosa e ensejou que o desafio de conduzir a ASMMP seja permeado pelo diálogo democrático de ideias, da perseverança e “trilhar na esperança dos seus pares que depositaram em suas mãos a aventura de guiar a nau da Associação”.

O Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel, destacou que o alinhamento do diálogo em momentos críticos para o MS é fruto da construção da ASMMP, da atuação do MPMS e da postura colaborativa. “É o momento de agradecer pois o MPMS em várias ações é colaborativo, se coloca ativamente para levar uma missão em conjunto, com todos os Poderes, para fazer as reformas que o MS fez para gerar uma diferença substancial”. Desejou sucesso ao novo Presidente, lembrando que a chapa “vitória, integração, trabalho e evolução” é o retrato da sociedade atual, dinâmica, que nos impõe um novo desafio todos os dias. 

Gestão ASMMP biênio 2023/2025

Tomaram posse os integrantes da nova gestão: Clarissa Carlotto Torres, 1ª Vice-Presidente; Milton Loureiro Filho, 2º Vice-Presidente; Daniella Costa da Silva, 1ª Diretora Social; Claudia Loureiro Ocariz Almirão, 2ª Diretora Social; Leonardo Dumont Palmerston, 1º Secretário; Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina, 2ª Secretária; Gevair Ferreira Lima Junior, 1º Tesoureiro; Luiz Gustavo Camacho Terçariol, 2º Tesoureiro; Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular do Conselho Fiscal; João Carlos Marinheiro da Silva, titular do Conselho Fiscal; Jorge Ferreira Neto Junior, titular do Conselho Fiscal; Aparecido José do Carmo, suplente do Conselho Fiscal; Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, suplente do Conselho Fiscal; Mara Cristiane Crisóstomo Bravo, suplente do Conselho Fiscal.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite e Ana Paula Leite/ Jornalistas-Assecom MPMS