O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplange), recebeu na última quarta-feira (1º/2) a visita de representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região - TRT24, que vieram à instituição para conhecerem a metodologia de gestão estratégica que vem sendo desenvolvida no âmbito do MPMS desde 2020.

A equipe do TRT24, coordenada pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Flávio da Costa Higa, foi recepcionada pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni, que saudou os visitantes e ressaltou a importância da disseminação de informação entre os órgãos públicos, notadamente quando impactam positivamente na Instituição.

Na sequência, o Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, destacou a importância do Planejamento Estratégico do MPMS na definição das diretrizes que orientam a atuação ministerial, bem como a nova forma de gestão por meio de OKRs que, combinado com o método do Balance Scorecard – BSB, conseguiu, ao longo dos últimos meses, transformar o modelo de execução do plano estratégico no nível operacional.

Na oportunidade, a diretora da Seplange, Sabrina Lopes Baes Figueira Ferreira, apresentou uma retrospectiva da aplicação da ferramenta de gestão no âmbito da instituição e os resultados alcançados com os dois anos de desenvolvimento do OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave). A diretora relembrou os desafios em trazer para o setor público esta ferramenta que tem a função de simplificar as definições de metas, melhorar o rastreamento dos objetivos e resultados-chave, além de dar uma direção clara e lúdica aos colaboradores do MPMS.

Os servidores Wagner Carstens de Souza, Técnico da Seplange e Pedro Henrique Cavalcante de Oliveira, Chefe de Divisão de Monitoramento de Metas e Indicadores Estratégicos, apresentaram as fases do Projeto de Gestão por OKRs, desenvolvido pela Seplange.

Cabe ressaltar que a metodologia foi primeiro implementada na área meio da instituição, atendendo aos órgãos administrativos da Procuradoria-Geral de Justiça do MPMS, e depois nos Centros de Apoio Operacional, Núcleos e Grupos de Atuação Especial. A terceira etapa, será a aplicação da ferramenta para a área fim.

A comitiva do TRT24 conheceu ainda o Aplicativo e o Painel de BI – Business Intelligence - de monitoramento dos OKRs, desenvolvidos pela Seplange.

 

 

 

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS

Foto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS