O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) firmaram acordo na última semana, tendo com objetivo a destinação de recursos oriundos de acordos penais à instituição de ensino.

Participaram do encontro o Promotor de Justiça João Linhares Júnior, o Reitor da UFGD, Prof. Jones Dari Goettert e o Pró-reitor Prof. Fabiano Coelho. Além de firmarem a parceria, estreitaram as relações entre as duas instituições.

Sob a responsabilidade da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PROAE), os recursos serão utilizados na compra de mesas de sinuca, tênis de mesa, pebolim e jogos de tabuleiro, a serem disponibilizados para a comunidade acadêmica no Centro de Convivência da Unidade 2 (Cidade Universitária). Também serão direcionados recursos para a estruturação e a expansão da Brinquedoteca da UFGD – Mitã Rory, atualmente no Bloco B da universidade.

Segundo o Promotor de Justiça João Linhares Júnior, este convênio amplia e faz parte do projeto que vem sendo desenvolvido perante várias escolas públicas carentes e que também já contemplou a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e a própria UFGD: “Agora, estreitamos laços com a reitoria da UFGD, na pessoa do Magnífico Reitor Professor Dr. Jones Goettert. Doravante, envidaremos esforços para que a UFGD institua uma brinquedoteca para as crianças indígenas, já que a Universidade abriga a Faculdade Intercultural Indígena e os estudantes indígenas, por costume, levam geralmente as crianças para o local”.

O objetivo do Promotor de Justiça é que a brinquedoteca possa gerar um ambiente acolhedor e confortável para as crianças e facilitar que os pais e os irmãos estudem com tranquilidade.

Além disso, João Linhares explica que no campus da UFGD ainda será instituído um espaço de entretenimento para alunos de todas as faculdades da universidade, docentes, servidores e aberto à comunidade, onde haverá mesas de pingue-pongue, de sinuca, de pebolim, jogos de xadrez, dama, dominós e outros dessa natureza, a fim de promover congraçamento entre todos, sendo um local harmônico que fomente a vida escolar e de estudos, bem como as pesquisas acadêmicas.

O projeto “Educação digna, inclusiva e feliz”

O projeto desenvolvido pelo Promotor de Justiça João Linhares Júnior já chegou a 14 Escolas Públicas Estaduais, Municipais e Indígenas da zona urbana e rural, sendo reconhecido nacionalmente e agraciado com menção honrosa concedida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) no ano passado. “Agora, o projeto entra em outra etapa e continua cada dia mais forte e proporcionando cidadania e felicidade à sociedade”, afirma João Linhares.

Texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS - com informações da UFGD

Imagem: Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)