O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, entregou, nesta quinta-feira (16/2), a comenda “Colar do Mérito Manuel Ferraz de Campos Salles para o Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará e Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares. A honraria foi autorizada pelo Colégio de Procuradores de Justiça em reunião realizada no dia 30 de janeiro de 2023.

A solenidade de outorga da comenda foi realizada na Procuradoria-Geral de Justiça e contou com a presença de autoridades locais e nacionais. Na oportunidade, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, discursou em homenagem a Manoel Murrieta, destacando a atuação e o compromisso do Presidente da CONAMP na defesa e união da classe, bem como na dedicação para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.

O Presidente da CONAMP agradeceu a homenagem e exaltou o MPMS, pontuando a gestão de excelência de Romão Ávila Milhan Junior que hoje deixa o cargo “por sua competência ímpar em liderar, defender as prerrogativas, movimentar-se com altivez diante dos obstáculos que enfrentou”. Destacou aos presentes que “ser classista significa ser sincero, ser solidário, ter altivez, significa defender a instituição, a justiça, defender o que nos fará bem enquanto homens e mulheres, membros do MP brasileiro, que desejam construir uma nova sociedade”. Desejou ao novo Presidente uma gestão baseada em princípios modernos de um MP de resultados, com lealdade, união, transformação e prosperidade.

Compuseram a mesa de solenidade as seguintes autoridades: o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda; o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Corrêa Riedel; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, Deputado Gerson Claro Dino; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargador Sérgio Fernandes Martins; o Procurador de Justiça e Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Paulo Cezar dos Passos; a Vice-Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Simone Beatriz Assis de Rezende; e o Promotor de Justiça do Ministério Público do Pará e Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP),  Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares.

Colar do Mérito Manuel Ferraz de Campos Salles

Instituída pela Resolução nº 1, de 13 de fevereiro de 1995, expedida pelo Colégio de Procuradores de Justiça, a comenda tem o objetivo de agraciar aqueles que prestaram relevantes serviços em benefício do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. É denominada “Colar do Mérito Manuel Ferraz de Campos Salles”, em homenagem ao patrono do Ministério Público do Brasil e precursor do “Parquet” em nosso País.

Cerimônia de posse ASMMP

Após a entrega da homenagem, a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP) realizou a solenidade de posse da nova Diretoria. A cerimônia foi presidida pelo Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Junior, que transmitiu o cargo de Presidente da Associação para o Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite e Ana Paula Leite/ Jornalistas-Assecom MPMS