O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou, nesta quarta-feira (1º/3), a Operação “Maître” (Mestre), segunda fase da Operação “Courrier”, para cumprimento de mandados de busca e apreensão em 4 (quatro) endereços da Capital, aplicação de medidas cautelares diversas de prisão (proibição de manter contato por qualquer meio com investigados da “Courrier” e proibição de acesso a órgãos públicos e seus sistemas, sobretudo à Defensoria Pública, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, salvo quando intimados) e suspensão da função de um Defensor Público.

Nesta etapa da investigação são apurados crimes de associação criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e violação de sigilo funcional qualificada, atribuídos a um advogado apontado como “gravata” do PCC e que já se encontra custodiado preventivamente, um Defensor Público e seu ex-assessor, também advogado.

Participam da Operação 4 (quatro) Promotores de Justiça e 20 (vinte) policiais do GAECO. As diligências também são acompanhadas pela Defensoria-Geral, pela Corregedoria-Geral da Defensoria Pública e pela Comissão de Defesa e Assistências das Prerrogativas dos Advogados (CDA/OAB/MS).

O nome da operação faz alusão à forma pela qual os demais integrantes da associação criminosa referiam-se ao Defensor Público, denominando-o “Mestre”. Maître, em francês, que é tratamento conferido aos operadores do Direito.

Texto: GAECO/MPMS