O Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva, membro colaborador do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-racial (Nupier) esteve reunido on-line com lideranças indígenas do povo Guarani e Kaiowá da região centro-sul do Estado, na última sexta-feira (10/3).

Este é o primeiro passo do desenvolvimento de um projeto de aproximação do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul com as principais lideranças de todas as comunidades e ocupações indígenas do Estado. Nessa primeira etapa são realizadas reuniões para estabelecer o diálogo direto com as lideranças e organizar a participação da instituição nas assembleias gerais dos diversos povos indígenas, esclarecendo as atribuições do órgão e criando laços que permitam a rápida comunicação entre as lideranças e as Promotorias de Justiça.

Na reunião foram discutidos temas como: proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar; encarceramento de jovens; atuação policial no interior das comunidades; processo seletivo de professores para educação infantil; e ensino fundamental nas escolas indígenas.

Para o Promotor de Justiça Thiago Barbosa da Silva embora muitos temas ligados à comunidade indígenas sejam de atribuição do Ministério Público Federal, existem assuntos de especial relevância que estão entre as atribuições do MPMS, tais como saúde, educação, saneamento básico e segurança pública, os quais demandam a atuação diária das Promotoras e Promotores de Justiça.

Na oportunidade, também foi externado o interesse do Nupier em participar das assembleias gerais do povo Guarani e Kawoiá, conhecidas como Aty Guassu, ocasião em que são debatidos vários temas de interesse de toda a comunidade indígena.

 

Imagens e texto: NUPIER com edição de Waléria Leite/Jornalista Assecom MPMS