A Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul Ariadne de Fátima Cantú da Silva participou, nesta segunda-feira (13/3), do encontro sobre “Liderança Feminina – a Importância da Representatividade da Mulher no Estado Democrático de Direito”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) em parceria com o Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul (IDAMS).

A palestra de abertura do evento foi proferida pela Conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe Susana Maria Fontes Azevedo Freitas.  Ela destacou que a participação feminina nos Tribunais de Contas ainda é muito insuficiente, já que 68% das cargas de chefia no controle externo são ocupadas por homens. “A luta pela equidade e igualdade no ambiente de trabalho é constante, pois as mulheres precisam assumir mais as cargas de direção porque são cargas de decisão. Temos que lutar não somente pelos servidores dos tribunais de contas, mas também pela composição de seus colegiados, porque o número de mulheres compondo as mesas diretivas ainda é muito pequeno”, explicou a Conselheira, que ainda completou. “Fiz questão de estar presente aqui em Campo Grande neste evento, porque a iniciativa do TCE-MS é de suma importância para propor o debate sobre este assunto. Maravilhoso o encontro porque não estamos aqui hoje comemorando o mês da mulher e sim trazendo propostas para a valorização da mulher. O TCE-MS, o Presidente Jerson Domingos, o IDAMS e todos aqueles que organizaram este grandioso evento estão de parabéns”.

A Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva participou da mesa redonda que abordou o tema “Representatividade Feminina nos Espaços de Poder e Tomada de Decisão”. No debate a Procuradora do MPMS reforçou que o papel das mulheres nos espaços de poder é o mesmo dos homens. “Basicamente a mulher precisa ser, para ocupar o seu espaço, e garantir sua representatividade, e através de seu trabalho, encorajar outras mulheres a ocuparem os espaços”.

Na ocasião, Ariadne de Fátima Cantú da Silva fez uma menção a representatividade do MPMS e salientou que isso teve início com a primeira Procuradora-Geral de Justiça do Brasil, Adnil Maria da Silva, e completou: “E segue até hoje, com a participação das mulheres na administração e cargos de assessoramento superior, bem como através da maioria na composição do Conselho Superior do MPMS, representando uma realidade garantista e assecuratória dos princípios constitucionais de igualdade”. Reforçou que a luta pela continuidade das garantias conquistadas deve sempre se aprimorar com a união e a educação.

Participaram também dos debates Conselheira aposentada do TCE-MS, Marisa Serrano; a Procuradora do Estado, Fabíola Marchetti Rahim; a Auditora de Controle Externo, Kasla Garcia; a Subsecretária da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, Cristiane de Oliveira; e a Tenente-Coronel Luna Neves.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS - com informações do TCE-MS

Fotos: TCE-MS