O 1º Seminário de Conscientização sobre o Autismo “Mais informação, menos preconceito”, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), abordou, nesta terça-feira (18/4), as linhas de atuação do Ministério Público frente as demandas das pessoas diagnosticadas com transtorno de espectro autista e o Programa de Conscientização e de Acolhimento à Neurodiversidade (Programa MP TEA), desenvolvido no âmbito do MPMS.

Os temas foram apresentados pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional e Promotor Titular da 67ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, Paulo César Zeni, e pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Programa MP TEA, Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, e contou com a mediação da Presidente da Comissão do Direito da Pessoa com Autismo, Raíssa Duailibi.

Na oportunidade, a advogada Raíssa Duailibi agradeceu a participação do Ministério Público em contribuir com informações necessárias e importantes, como o acesso aos direitos básicos das pessoas com deficiência, em especial as pessoas diagnosticadas com TEA, e os canais de atendimento e ajuda quando esses direitos são violados.

O Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni, destacou a participação dos atores sociais em promover ações que possibilitem condições adequadas para que pessoas com transtorno de espectro autista possam desenvolver suas habilidades e contribuir com a sociedade em diversos aspectos.

Por sua vez, o Coordenador do Programa de Conscientização e de Acolhimento à Neurodiversidade (Programa MP TEA), desenvolvido no âmbito do MPMS, Paulo Roberto Ishikawa, ressaltou a importância de espaços de diálogos, como o promovido pela OAB/MS, para que a sociedade se sensibilize e tenha um novo olhar para as pessoas com deficiência.

O evento é realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul, pela Escola Superior de Advocacia, seção MS, e tem o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS).

As palestras se estendem até amanhã (19/4), com a exposição de mais cinco painéis. Para saber a programação, clique no Anexo 1 da Notícia.

Texto: Ana Carolina Vasques – Jornalista/Assecom - MPMS

Fotos: Kethelyn Mara/ Estagiária de Pós-graduação em jornalismo