Representantes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul participam em São Paulo da capacitação "CNMP talks: vítimas do ódio: crimes de intolerância e feminicídio", em parceria com a Confederação Israelita do Brasil (CONIB) e o Ministério Público do Estado de São Paulo, nos dias 18 e 19 de abril.

Segundo o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a capacitação é uma continuidade das ações do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, em especial na linha de execução do Acordo de Cooperação Técnica firmado pelo CNMP e pela CONIB, voltado a contribuir com o esforço nacional de combate ao discurso de ódio no Brasil.

Participam representando o MPMS as Coordenadoras do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), Promotoras de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani e Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, e pelo Comitê do Conselho Nacional do Ministério Público de Combate ao Discurso de Ódio, a Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo.

No dia 18/4, as representantes ministeriais do Comitê Ministerial de Defesa dos Direitos das Vítimas (CMDD Vítimas) participaram de reunião de trabalho para troca de experiências e boas práticas no que tange à implantação e ao funcionamento do Núcleo de Atendimento às Vítimas.

No dia seguinte, foi realizada uma visita institucional ao Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NAVV) do MPSP, assim como ao Centro de Referência e Apoio às Vítimas, um programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, localizados no fórum da Barra Funda.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assecom - MPMS

Imagem: arquivo pessoal