O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude (CAOIJ) e do Núcleo da Infância e da Juventude (NUIJ), adere à Campanha Nacional de “Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”, que visa ao engajamento social como mecanismo para prevenção e incentivo às denúncias.

Desenvolvida pela Comissão Permanente da Infância e da Juventude (COPEIJ) do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), em parceria com a Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescente, a iniciativa foi lançada na  quarta-feira (19/4), no Seminário Nacional “O Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e seus aspectos Contemporâneos”, realizado no Auditório Nathanael Farias Leitão do Ministério Público do Pará (MPPA).

A Promotora de Justiça do NUIJ, Fabrícia Barbosa Lima, reforçou que é missão institucional salvaguardar os direitos de crianças e adolescentes vítimas e buscar a responsabilização dos agressores, mas nada disso é possível sem o envolvimento de todos.  A violência sexual contra esta parcela vulnerável da população é silenciosa e demanda o olhar atento das pessoas próximas para identificação dos sinais. Campanhas desta natureza continuam sendo necessárias.

A publicação do material ocorrerá ao longo do mês de maio, conhecido como “Maio Laranja”, mês de combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Em casos de violação dos direitos de crianças e adolescentes, disque 100, 190 ou procure o Conselho Tutelar.

Texto: Kethelyn Mara/estagiária de pós-graduação em Jornalismo - supervisionado por Ana Paula Leite/Jornalista Assecom - MPMS

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.