Nesta quarta-feira (5/4), a Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS) promoveu, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, evento alusivo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo no MPMS, e contou com a participação de membros, servidores e estagiários da instituição.

A mesa solene foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e composta pelo Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; pelo Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), Procurador de Justiça Francisco Neves Júnior; pelo Conselheiro Administrativo-Consultivo da ESMP-MS, Promotor de Justiça Antonio André David Medeiros; pelo Coordenador do Programa MP TEA, Promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa; pelo Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotor de Justiça Fabrício Secafen Mingati; e pela Embaixadora Geral do Brasil pelo Círculo de Embaixadores da Paz de Genebra, Delanieve Daspet.

A abertura do evento surpreendeu com a apresentação do Promotor de Justiça Paulo Ishikawa tocando violão. Na sequência, o neurocientista Leandro Mattos, professor na HSM University e na ESIC Brasil, deu início ao workshop "Diálogos construtivos: compreendendo a neurodiversidade no ambiente de trabalho", acompanhado da psicóloga Andressa Roveda.

No período da tarde os participantes foram agraciados com a apresentação do jovem Hector Mendonça Ishikawa, acompanhado da irmã Mariah Mendonça Ishikawa. Hector tocou violão, cantou e interagiu com a plateia, explicando sobre a sua condição como autista.

O Tenente do Corpo de Bombeiros Militar de MS Max Sousa Tosta apresentou o trabalho desenvolvido pela instituição em apoio às pessoas com autismo, além das ações administrativas operacionais, táticas e estratégicas realizadas pela corporação no Estado.

Na sequência, houve a exposição de casos da Polícia Rodoviária Federal em apoio às pessoas com autismo, realizada pelo Policial Alexandre Figueiredo de Araújo, que falou sobre o Programa de Capacitação de Instituição para o Atendimento Integrado de Pessoas com Autismo. Alexandre apresentou as necessidades vigentes e futuras a partir das competências mapeadas e priorizadas, de acordo com a estratégia institucional da PRF.

Na oportunidade, o Promotor de Justiça Paulo Roberto Ishikawa, apresentou a Resolução nº 12/2023-PGJ, de 5 de abril de 2023, que versa sobre o Programa de Conscientização e de Acolhimento à Neurodiversidade (Programa MP TEA), no âmbito do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

Confira as fotos do evento aqui

 

Fotos e texto: Waléria Leite – Jornalista/Assecom - MPMS