Após a abertura desta edição, o Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente seguiu, na quarta-feira (19/4), com palestra e painéis temáticos. O evento acontece no Wetiga - Hotel de Natureza, em Bonito.

A manhã iniciou com o Painel I: “Pantanal sob ameaça: caminhos para a sua sobrevivência”, com a participação da Tenente-Coronel do Corpo de Bombeiros Tatiane Dias de Oliveira Inoue; do Presidente do SOS Pantanal, Alexandre Bossi; do Professor Titular do Instituto de Economia da UERJ Carlos Eduardo Frickmann Young e da Promotora de Justiça do MPMT Ana Luiza Peterlini.

O Painel II abordou o tema “Mudanças climáticas e modelos de produção agrícola”. Atuaram como debatedores o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Elias Verruck; o CEO do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Ariovaldo Zani; o Gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, André Rocha Ferretti; e o Promotor de Justiça do MPRJ Vinicius Lameira.

À tarde, a programação teve continuidade com o Painel III: “Instrumentos de planejamento territorial e a governança ambiental”. Os debates ficaram a cargo do professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Fábio de Oliveira Roque; do Desembargador do Tribunal de Justiça de MS Alexandre Aguiar Bastos e da Promotora de Justiça do MPRS Annelise Monteiro Steigleder.

O Painel IV abordou “Paisagem e direito”, composto pela Professora Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Doriane Azevedo; Professora Adjunta da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Maraluce Maria Custódio; Procuradora de Justiça do MPRS Ana Maria Moreira Marchesan e pelo Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental do MPMS, Luciano Furtado Loubet.

E, para finalizar o dia, o Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, discorreu sobre a “Atuação do Ibama e demais órgãos públicos no combate ao desmatamento”.

Encerramento

O último dia do Congresso ocorreu nesta quinta-feira (20/4) com a exposição de mais quatro painéis.

As atividades temáticas iniciaram com o Painel V “Responsabilidade ambiental empresarial: um dever de todos”. Participaram da exposição o Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Gabriel de Jesus Tedesco Wedy; o Diretor Executivo da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore-MS), Benedito Mário; e o Vice-Presidente e Chefe de Mercado de Capitais de Dívida no Bank of America Brasil, Caio de Luca Simões.

O Painel VI “A proteção dos animais silvestres” contou com debates da Coordenadora da Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira, Patrícia Médici; da Presidente do Instituto Arara Azul, Neiva Guedes; do Coordenador Técnico do Projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Mana; e da Promotora de Justiça do MPMG Luciana Imaculada de Paula.

Em seguida, o Painel VII abordou o tema “Logística reversa de resíduos e o novo marco do saneamento”, composto pelo Professor e colaborador do programa de pós-graduação em Sustentabilidade e Eficiência Energética da UFMS Fernando Silva Bernardes; pelo CEO da Pragma Soluções Sustentáveis, Dione Soares Manetti; e pelo Promotor de Justiça do MPMA Luís Fernando Barreto.

Finalizando o evento, o Painel VIII trouxe o tema “Planejamento territorial urbano e a resiliência das cidades”, com o Diretor de Relações Institucionais Voluntário da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (ANAMMA), Mario Mantovani; o Professor da Universidade WSB Rui Alexandre Castanho e o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Paulo Antônio Locatelli.

Confira a programação completa aqui.

Clique aqui e veja as fotos do XXI Congresso Brasileiro do Meio Ambiente.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS 

Fotos: Daniel Neves e Ana Paula Leite