Diversas autoridades do Estado prestigiaram, nesta quarta-feira (10/5), a solenidade de abertura da 17ª Feira do Artesão Livre – especial Dia das Mães, evento realizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com a Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul, o Conselho da Comunidade de Campo Grande, o Instituto Ação pela Paz e a Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

Na abertura do evento, a Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, titular da 50ª Promotoria de Justiça, agradeceu o apoio dos colaboradores e parceiros na realização do evento, ressaltando que a iniciativa só é possível porque existem pessoas que acreditam no poder da transformação.

Em seguida, o Diretor-Presidente da AGEPEN, Rodrigo Rossi Maiorchini, parabenizou a Promotora Jiskia Sandri Trentin pelos 9 anos do projeto tão importante para o sistema penitenciário estadual.

A cerimônia contou com a apresentação dos alunos do músico Thiago Lopes Quevedo, da Escola Master, que executaram as músicas Bachianas Brasileiras nº 2, de Heitor Villa-Lobos; e Erin Shore, música tradicional irlandesa. Em seguida, bailarinas da Duo Escola de Dança apresentaram coreografias de ballet clássico.

A exposição reuniu cerca de 400 peças exclusivas, dentre tapetes, esculturas, enfeites, utensílios, pinturas e arte em tecidos, com itens a partir de R$ 10,00. As peças foram produzidas por internos do Estabelecimento Penal "Jair Ferreira de Carvalho" (EPJFC), Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), Presídio de Trânsito de Campo Grande (PTRAN), Centro de Triagem "Anísio Lima" (CTAL), Estabelecimento Penal Feminino "Irmã Irma Zorzi" (EPFIIZ), Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande (EPFRSAAA), Estabelecimento Penal Feminino de Ponta Porã, Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó e Colônia Penal Industrial “Paracelso de Lima Vieira Jesus”, de Três Lagoas.

Pela primeira vez, neste ano, a Feira do Artesão Livre foi realizada no formato híbrido, com vendas na exposição presencial, no Átrio do Fórum Heitor Medeiros, cujos produtos também foram vendidos em grupo do WhatsApp.

A Feira do Artesão se estende até amanhã (11/5), das 12h às 18h.

O projeto

O projeto “Feira do Artesão Livre” nasceu no ano de 2014 e objetiva apresentar para a sociedade os produtos de artesanato produzidos por pessoas privadas de liberdade de Campo Grande e de outras cidades do Estado, que se encontram em preparo para ressocialização. Além da laborterapia, este trabalho também propicia aos presos a ocupação lícita do tempo, a remição de pena e o auferimento de renda para o próprio sustento e da família.

 

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS

Fotos: Waléria Leite/ Jornalista-Assecom MPMS e Luana Souza – estagiária de Pós-Graduação em Jornalismo