Um novo espaço que garante possibilidade de aprendizado de uma profissão aos homens privados de liberdade é inaugurado, na manhã de quinta-feira (25/5), na Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, interior de Mato Grosso do Sul.

Este é um projeto viabilizado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Dois Irmãos do Buriti, em parceria com Tribunal de Justiça, Conselho da Comunidade, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e uma empresa privada.

Com 170 m², a construção do barracão dentro da unidade prisional foi realizada pelos internos, com recursos oriundos das penas de prestação pecuniária de acordos de não persecução penal e investimentos de R$ 44.798,52. O barracão possibilitará a implantação de uma fábrica de roupas íntimas, com ocupação remunerada de 35 internos, número que poderá ser ampliado, e produção mensal de mais de 40 mil peças.

O espaço é equipado com máquinas de costura para a confecção das peças de lingerie, conforme a parceria realizada com a empresa Carolina Paiva Lingerie, que é responsável pelo fornecimento dos insumos e equipamentos necessários ao funcionamento da fábrica.

“Eu nunca tinha trabalhado na costura, tô aprendendo agora”, afirmou o detento que já trabalha com o maquinário, há pouco mais de 1 mês. “Eu vim de Paranaíba, surgiu essa oportunidade que dá melhor condições pra gente; quero aproveitar e sair daqui com uma profissão garantida”, concluiu.

Na máquina que dá acabamento às peças, estava um outro detento que aprende agora a lidar com o equipamento computadorizado, “no começo temos que nos dedicar porque é um computador, essa é uma máquina que trava e enrola a bobina, temos que ter muita atenção, tô conseguindo, aprendendo”, afirmou.

“São seis horas de trabalho, de dedicação e produção”, pontuou o Diretor da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, Reginaldo Régis. Durante a solenidade, o Promotor de Justiça Marcos Martins de Brito enalteceu o trabalho conjunto e a integração entre as instituições, o resgate à autoestima e à cidadania dos internos pelo trabalho; de aprenderem uma nova profissão, de ganharem um salário e de poderem ajudar suas famílias. “Acredito que esses homens que estão tendo essa oportunidade sairão melhores daqui”. O Promotor de Justiça disse ainda que é nítido ver a satisfação dos internos que já estão trabalhando.

Presentes no evento

Participaram da cerimônia, representando o MPMS, o Promotor de Justiça Substituto de Dois Irmãos do Buriti, Marcos Martins de Brito; o Tribunal de Justiça do Estado, representado pelo Juiz de Direito Substituto Valter Tadeu Carvalho; o Conselho da Comunidade, representado por sua Presidente, Laudicéia Schirmann; a Defensoria Pública, representada pelo Defensor Público Nilson da Silva Geraldo; a Agepen, representada por seu Presidente, Rodrigo Rossi Maiorchini; os empresários Afonso R. Paiva Filho e Cristiane Oliveira Norberto; o Diretor da Penitenciária de Dois Irmãos do Buriti, Reginaldo Régis; o Prefeito de Dois Irmãos do Buriti, Wlademir de Souza Volk; e o Deputado Estadual Renato Câmara, além de servidores e convidados.

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS