O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inauguraram, na sexta-feira (28/4), a área de lazer e integração comunitária no Centro de Convivência da Unidade 2 da UFGD. O espaço é amplo e conta com mesas de pebolim, de futebol de botão, de pingue-pongue e de sinuca. Os equipamentos são oriundos dos recursos de acordos penais destinados à Instituição de ensino.

Segundo o Promotor de Justiça João Linhares Júnior, idealizador do projeto, desta vez foi contemplada a Universidade Federal da Grande Dourados, que busca associar educação a momentos felizes, como forma de gerar uma atmosfera de acolhimento e harmonia. “Deste modo, reputamos que o incentivo à leitura e à frequência escolar, bem como ao conhecimento pleno e social, tende a gerar um aumento exponencial das potencialidades dos alunos e, de modo geral, da comunidade beneficiada”, afirmou.

Esta é mais uma etapa do projeto “Educação digna, inclusiva e feliz”, desenvolvida em prol da cidadania e da educação pública. Estavam presentes à inauguração o Promotor de Justiça João Linhares Júnior, o Pró-Reitor de Avaliação Institucional e Planejamento, Etienne Biasotto, representando o Reitor Jones Dari Goettert, além dos estudantes que já aproveitam os benefícios da parceria.

Na ocasião, os participantes puderam acompanhar a final do torneio de tênis de mesa promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE).

Futebol de Botão

O projeto “Educação digna, inclusiva e feliz” tem incentivado os estudantes da região de Dourados a conhecer de perto o futebol de botão, esporte pouco praticado pela nova geração, mais adepta à tecnologia como diversão.

Na escola Municipal Rosa Câmara em Dourados, João Linhares participou da entrega de mesas de futebol de botão, conferindo de perto a alegria dos estudantes com a participação especial do profissional da modalidade, Marcos Zóia, que veio do Paraná para ensinar os jovens.

“Essa é uma parceria com as Escolas Públicas, sendo a primeira vez que o futebol de botão, na modalidade profissional, é implantado em Dourados”, afirmou João Linhares, que inclusive arriscou um jogo com os estudantes.

Segundo o Diretor da Escola Rosa Câmara, Márcio Marques, a iniciativa do Promotor de Justiça é maravilhosa. “É um projeto pioneiro, inovador, transformador, que resgata o convívio social e a interação, levando nossas crianças para um caminho de perspectivas”.

O projeto “Educação digna, inclusiva e feliz”

O projeto desenvolvido pelo Promotor de Justiça João Linhares Júnior já chegou a 18 escolas públicas estaduais, municipais e indígenas da zona urbana e rural, sendo reconhecido nacionalmente e agraciado com menção honrosa concedida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) no ano passado.

 

Texto: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS

Imagem: acervo PJ Dourados