O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e a Polícia Militar desencadearam, nesta quinta-feira (11/5), a segunda fase da “Operação ARACELI”, voltada ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela Vara Especializada em Crimes Contra a Criança e o Adolescente (VECA) de Campo Grande.

Serão cumpridos, nesta manhã, 11 mandados de busca e apreensão e 11 mandados de prisão, em sua maioria tendo como alvos condenados por crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Além dos mandados de prisão cumpridos na manhã de hoje, durante levantamentos realizados nos meses de março e abril de 2023, equipes policiais conseguiram localizar e prender 30 condenados por crimes sexuais, os quais já estão cumprindo pena em estabelecimentos prisionais.

Participam da Operação 60 policiais militares que estão realizando diligências em diversas regiões da Capital. A Operação também está sendo acompanhada pelo Promotor de Justiça especializado na repressão aos crimes contra crianças e adolescentes de Campo Grande.

Operação “ARACELI”

O nome da operação é uma referência à morte da menina brasileira Araceli Cabrera Sánchez Crespo, de oito ano de idade, assassinada em 18 de maio de 1973. Seu corpo foi encontrado somente 6 dias depois, com marcas de violência e abuso sexual. No mês de maio, o dia 18 foi instituído pela Lei Federal n. 9.970/2000 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças”.

 

Texto: Assecom MPMS