O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, representado pelo Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri, titular da 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, participou, nesta quinta-feira (25/5), da apresentação do aprimoramento do Programa de Integridade Municipal (PIM), realizado no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS).

Na oportunidade, gestores e agentes públicos de Mato Grosso do Sul, conheceram sobre a importância e a necessidade da adesão dos municípios ao PIM. O evento foi idealizado pelos órgãos que compõem a Rede Controle no Estado (TCE-MS, MPMS, CGU, TCU e Governo do Estado).

A principal finalidade do PIM é estender às gestões municipais a política de prevenção e detecção de fraudes e de redução de riscos de desvios de conduta. De acordo com a Rede, no ano passado, 18 municípios (direta ou indiretamente) estiveram presentes em atividades do PIM. Já em 2023, neste primeiro momento, o foco da execução das ações do Programa estará voltado para os municípios de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do TCE-MS, Conselheiro Jerson Domingos;  pelo Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina;  pelo  Controlador-Geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda; pelo Conselheiro Marcio Monteiro; pelo Conselheiro Substituto Célio Lima de Oliveira; pelo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior; pelo Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri, e pelo Superintendente da Controladoria-Geral da União de MS, Gilberto Ricaldi.

O Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri é um dos Coordenadores Executivos da Rede Estadual de Controle de Gestão Pública, juntamente com o Secretário Executivo do TCU, Mário Bertuol e o Superintendente da CGU, Gilberto Ricaldi.

 

Texto: CGE/MS com alteração de Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS

Fotos: TCE/MS