Com o intuito de discutir a elaboração do cronograma para a realização das cirurgias bariátricas de 62 pacientes, que aguardam o procedimento desde o ano de 2015, a Promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti, da 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, reuniu-se, na quarta-feira (17/5), com os representantes do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP), e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), para tratar do assunto.

A reunião teve início com a Gerente de Atenção à Saúde do HUMAP, Cláudia Lang, que explicou as medidas que foram adotadas para a retomada das cirurgias bariátricas no hospital. Ela informou que a previsão de recomeço será na segunda semana de junho de 2023, em razão do término do pregão e entrega dos kits cirúrgicos. De acordo com a Gerente, o HUMAP recebe incentivo estadual desde setembro de 2022 no valor de R$ 200 mil. Cláudia Lang destacou que a dificuldade na entrega dos materiais pelos fornecedores inviabilizou a realização dos procedimentos no início de 2023, sendo que atualmente a equipe conta com 3 médicos para a realização das cirurgias.

O Diretor Geral do HRMS, Paulo Eduardo Limberger, informou que há 2 meses o hospital retomou a realização de cirurgias bariátricas com a realização de um procedimento por semana, e que há tratativas para a ampliação para 2 procedimentos semanais. Ele ressaltou que o Pronto Socorro tem demandado os leitos do hospital, o que inviabiliza a realização de cirurgias eletivas. Paulo Eduardo Limberger disse que 15 pacientes estão prontos para a realização do procedimento, inclusive com os kits necessários.

Segundo o Superintendente de Relações Institucionais em Saúde, Yama Albuquerque Higa, a Santa Casa de Campo Grande tem interesse em retomar a realização das cirurgias bariátricas e apresentou dados atuais dos pacientes habilitados para o procedimento, sendo: 52 para o HUMAP, 9 para o HRMS, e 8 para a Santa Casa, totalizando 69.

O Chefe do Serviço de Cirurgia Bariátrica no HUMAP, Wilson de Barros Cantero, também reforçou que a falta dos kits impede a realização das cirurgias, e que o hospital inseriu no edital a exigência da empresa vencedora da licitação em fornecer as caixas dos instrumentais necessários à realização das cirurgias por videolaparoscopia. Ele pontuou que o Sistema Único de Saúde (SUS) paga apenas a cirurgia bariátrica aberta, sendo que a cirurgia por vídeo custa, aproximadamente, 40% a mais, contudo, é de menor risco para o paciente. Ainda segundo ele, mais de 60% dos pacientes que precisam realizar cirurgia bariátrica são do interior do Estado.

Na reunião foram definidos os seguintes compromissos: o Hospital Universitário comprometeu-se após a finalização do processo licitatório de aquisição dos kits de cirurgia, previsto para meados de junho de 2023, em realizar 3 cirurgias bariátricas semanais. Além disso, assume o compromisso de realizar 70 cirurgias até o final de 2023, sem prejuízo de mutirões de cirurgias bariátricas que poderão ocorrer nos finais de semana no hospital. Já o Hospital Regional se comprometeu, no prazo de 30 dias, a realizar 2 cirurgias bariátricas por semana.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande informará, no prazo de 60 dias, as tratativas realizadas para o recomeço das cirurgias bariátricas, bem como das cirurgias plásticas pós-bariátricas pela Santa Casa de Campo Grande. O encontro contou com a presença da Enfermeira do HUMAP, Liane Medeiros Kanashiro.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista - Assecom MPMS