Em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais e do Controle Externo da Atividade Policial (CAOCRIM) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH), lançou, nesta quinta-feira (1º/6), a campanha “Seu silêncio pode matar você”.

A iniciativa tem como mote sensibilizar a sociedade sul-mato-grossense para os altos índices de feminicídio e de violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado. Além dos Centros de Apoio das Promotorias de Justiça, a campanha também foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial dos Promotores de Justiça do Tribunal do Júri (Nojúri), pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), pelo Núcleo da Cidadania (Nuci) e pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (Navit), com apoio da Assessoria de Comunicação (Assecom) do Ministério Público.

O Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, presidiu a mesa solene acompanhado do Procurador de Justiça e Coordenador do CAOCRIM, Helton Fonseca Bernardes; da Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Nojúri, Lívia Carla Guadanhim Bariani; da Subsecretária de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini; da Primeira-Dama do Estado, Mônica Riedel; da Presidente da Comissão de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luciana Azambuja, representando a OAB, Seccional de Mato Grosso do Sul; do Subdefensor Público-Geral, Homero Lupo Medeiros, representando o Defensor Público-Geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini; e da Promotora de Justiça e Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Clarissa Carlotto Torres, representando o Promotor de Justiça e Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati.

A Promotora de Justiça e Vice-Presidente da ASMMP, Clarissa Carlotto Torres, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do lançamento da campanha “que discute um tema tão relevante, a morte de mulheres pelos seus companheiros, maridos, pais, enfim, vítimas de feminicídio”.

O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, parabenizou todos os envolvidos na realização da campanha que trata de um tema que dá visibilidade a um cenário grave e permanente. “O feminicídio é uma realidade, não podemos tratá-lo como algo comum, como sendo mais um delito que ocorre no dia a dia”. Sobre a atuação do Ministério Público no combate à violência doméstica e ao feminicídio, Alexandre Magno disse que os membros da Instituição trabalham para defender os direitos do cidadão e, sobretudo, o direito à vida. “O MPMS é um local que discute assuntos tão caros para nós, como a vida, a preservação da família, não somente da mulher, mas de sua família e seus filhos. Essa é a nossa missão, acredito que juntos podemos fazer muito mais”, finalizou.

Campanha “Seu silêncio pode matar você”

Após os discursos, a Promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do Nojúri, Lívia Carla Guadanhim Bariani, acompanhada da Promotora de Justiça da Casa da Mulher Brasileira e Coordenadora Adjunta do Nevid, Aline Mendes Franco; e da Promotora de Justiça do Núcleo Criminal designada para auxiliar a coordenação do Navit, Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; apresentou a campanha “Seu silêncio pode matar você”.

Também foram exibidos o vídeo da campanha e materiais como cartazes, panfletos, backbus, comerciais para rádio e televisão e posts nas redes sociais que estimulam as vítimas de relacionamentos abusivos a reconhecerem situações de violência e buscarem ajuda.

O lançamento da campanha foi marcado por momentos de muita emoção, como a presença do ator Raul Gazolla, viúvo da atriz Daniella Perez, que falou sobre a investigação do crime e enfatizou a necessidade de engajamento da sociedade nas causas de feminicídio. Ele agradeceu ao MPMS pelo convite e parabenizou a Instituição e todos os parceiros pela realização da campanha.

Homenagens

Em agradecimento à contribuição do ator Raul Gazolla, que relatou o que vivenciou, bem como da cantora Karina Marques Nogueira, que produziu a música da campanha, as Promotoras de Justiça Clarissa Carlotto Torres e Renata Ruth Fernandes Goya Marinho entregaram uma placa em nome do Ministério Público do MS com os seguintes dizeres: “O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul tem a honra de homenagear Raul Gazolla e Karina Marques Nogueira em reconhecimento à enriquecedora contribuição na Campanha ‘Seu Silêncio Pode Matar Você’ e pelo notório e fundamental empenho na causa do combate ao feminicídio e à violência doméstica, fortalecendo os laços de respeito à vida das mulheres de nosso país”.

Outro momento especial foi a homenagem direcionada a duas mães de vítimas de feminicídio que participaram do evento. Elas são símbolos de luta e amor, pois, apesar do sofrimento, buscaram forças para sensibilizar a sociedade sul-mato-grossense sobre a importância de buscar ajuda antes que algum tipo de violência seja praticado. As Promotoras de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani e Aline Mendes Franco entregaram flores às mães Ilda Cardoso e Marisa Rodrigues da Silva.

Parcerias

Durante o lançamento da campanha, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul agradeceu a colaboração dos parceiros e colaboradores: Abrasel, ASMMP, Cassems, Consórcio Guaicurus, Famasul, Infraero, Happn, Latam, Sebrae, Sest/Senat, Uber e Zoom Publicidade.

O Consórcio Guaicurus, por meio do seu Diretor, João Resende Filho, disponibilizou dois ônibus que ficaram estacionados em frente à Procuradoria-Geral de Justiça, para que os participantes do evento pudessem visualizar o modelo de divulgação da campanha, bem como para visitação e registro fotográfico.

Confira aqui as fotos do evento.

Clique aqui e veja o hotsite da campanha.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS

Fotos: Assecom MPMS