Ministério Público de Mato Grosso do Sul participa do primeiro Congresso “Conamp Mulher”, promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, em Brasília. Foram dois dias de evento, que teve início na quarta-feira (14/6) com a palestra inaugural: A Atuação do Sistema de Justiça Brasileiro Voltada para a Promoção da Equidade de Gênero, proferida pela Ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal. “Meu carinho pelo Ministério Público é quase uma segunda pele para mim, vem da alma. Respeito as possibilidades que o Brasil tem de promover as transformações necessárias por ter o Ministério Público que tem”, afirmou a Ministra.

Segundo a organização do Congresso “Conamp Mulher”, esta será uma oportunidade ímpar para o aperfeiçoamento institucional do Ministério Público, com o objetivo de um acolhimento de gênero mais justo e equânime entre todas as pessoas que integram o Ministério Público brasileiro.

O segundo e último dia foi o momento do painel apresentado pelo MPMS: Novas Tecnologias e a Proteção dos Direitos das Mulheres; participaram os painelistas Clarissa Carlotto Torres, Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo de Cidadania (Nuci); Luciana Galão, Diretora de Marketing da TechBiz; Paloma Maria Santos, Analista de Novos Negócios da Softplan; Vanessa Fusco, Promotora de Justiça do MPMG e Coordenadora do Gabinete de Segurança e Inteligência; e Paulo Cezar dos Passos, Procurador de Justiça do MPMS e Conselheiro do CNMP.

Segundo a Promotora de Justiça Clarissa Torres, a participação de membros do MPMS em eventos dessa magnitude “demonstra o quanto estamos à frente, quando o assunto é tecnologia”. Clarissa reforçou ainda “que o uso da tecnologia em favor da mulher vítima de violência nos permite acessar um público nunca antes imaginado e com maior assertividade”.

A Subprocuradora-Geral da República, Raquel Dodge, finalizou o evento com a palestra Atuação do Ministério Público em Defesa da Mulher no Estado Democrático de Direito.

 

Presença do MPMS no Congresso “Conamp Mulher”

Estavam presentes o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Institucional, Paulo César Zeni; a Procuradora de Justiça Ariadne de Fátima Cantú da Silva; a Promotora de Justiça e Assessora Especial Cristiane Mourão Leal Santos; as Promotoras de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina; Mayara Santos de Sousa; Janaina Scopel Bonatto; Paula da Silva Volpe; Isabelle Albuquerque dos Santos Rizzo; Karina Ribeiro dos Santos Vedoatto; Cláudia Loureiro Ocáriz Almirão; Luciana do Amaral Rabelo e Fernanda Proença de Azambuja.

 

Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS

Imagem: Acervo/ Conamp