O Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, Presidente do Grupo Nacional de Defesa do Patrimônio Público (GNPP) e do Grupo Nacional de Coordenadores Eleitorais (GNACE), participou, nesta quarta-feira (14/6), da 5ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), realizada em Brasília.

O encontro foi conduzido pelo Presidente do CNPG e Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará, César Mattar Júnior, e teve como destaque a escolha para formação de lista tríplice à vaga destinada a membro do Ministério Público dos Estados para composição do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), biênio 2023/2025.

Os membros mais votados pelo Colegiado para comporem a lista tríplice a ser encaminhada ao Procurador-Geral da República (PGR), Augusto Aras, foram: Promotor de Justiça João Paulo Santos Schoucair (MPBA), 24 votos; Promotor de Justiça Rafael Schwez Kurkowski (MPSE), 14 votos; e Procurador de Justiça Roberto Livianu (MPSP), 10 votos.

Após envio do ofício do Presidente do CNPG ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, o PGR já indicou ao Senado Federal o nome do Promotor de Justiça do MP da Bahia João Paulo Santos Schoucair, para composição do CNJ no biênio 2023/2025. O escolhido passará por uma sabatina naquela casa legislativa.

Participaram da reunião os Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Rinaldo Reis Lima e Paulo Cezar dos Passos; a Secretária de Relações Institucionais da Procuradoria-Geral da República, Eunice Pereira Amorim Carvalhido; o Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta e Tavares; o Procurador-Geral Adjunto de Justiça Legislativo do MPMS, Romão Avila Milhan Junior; dentre outros.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS – com informações do CNPG

Fotos: CNPG