O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) abriu suas portas para o seminário promovido pela União das Câmaras de Vereadores, em parceria com Governo do Estado de Mato Grosso Sul, Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Na última quinta-feira (22/6), cerca de 250 vereadores, secretários municipais, representantes dos 79 municípios do Estado, receberam capacitação sobre a importância de uma “Gestão Pública Inteligente”.

O Promotor de Justiça do Patrimônio Público do MPMS Humberto Lapa Ferri ministrou a palestra: “Programa de Integridade Municipal”. Para o Promotor de Justiça, este é um projeto já direcionado para as prefeituras municipais, e “com a explanação tentaremos a adesão das câmaras municipais, pois trata de várias atividades para a prevenção. Quando envolve dinheiro público, o nosso foco é a prevenção, é a proteção antecipada de comportamentos para coibir fraudes e corrupção”.

Representando o Presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, a Deputada Estadual Mara Caseiro destacou que a qualificação continuada é uma necessidade na gestão pública. O Governador Eduardo Riedel, foi representado pelo o Secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, que ressaltou a importância do trabalho que a União das Câmaras vem realizando ao longo dos anos.

O Secretário do TCU no Estado e Coordenador da Rede de Controle em MS, Mário Júnior Bertuol, destacou que “o seminário é uma oportunidade para que os vereadores conheçam o programa de integridade que está sendo implementado junto aos municípios e, para que a partir desse encontro, possamos também contar com o apoio dos vereadores para a implementação desses programas”, afirmou Bertuol.

A programação do seminário finalizou na manhã de sexta-feira (23/6), com a palestra “Rede Educativa dentro do Municipalismo”, proferida pelo Diretor-Presidente da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa de Mato Grosso do Sul (FERTEL), Elias Mendes Oliveira.

 

Texto e fotos: Assessoria do TCE-MS editado por Waléria Leite – Assecom MPMS