Com o intuito de formular as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra, teve início nesta segunda-feira (24/7), a etapa da Caravana Participativa para Construção do Plano Juventude Negra Viva (PJNV) no auditório do Eco Hotel do Lago, em Campo Grande.

O evento é coordenado pelo Ministério da Igualdade Racial e pela Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (SETESCC), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado de Mato Grosso do Sul.

A solenidade de abertura contou com a presença do Coordenador Adjunto do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Promotor de Justiça Douglas Silva Teixeira, que compôs a mesa solene juntamente com o Secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso dos Santos; o Coordenador de Monitoramento e Projeto do Ministério da Igualdade Racial, Adriano Fiúza; o Secretário-Executivo da Secretaria Executiva de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD),  advogado Ben-Hur Ferreira; o Subsecretário de Políticas para Juventude da Prefeitura de Campo Grande, Maicon Nogueira; entre outros.

Na ocasião, o Coordenador Adjunto do NUPIER agradeceu o convite para participar do evento e ressaltou a importância da atuação conjunta de diversas instituições para a construção de políticas públicas eficazes no combate à violência contra a população jovem e negra.

Após os discursos, começaram as dinâmicas das oficinas das Caravanas Participativas. Durante os dois dias de encontro, os movimentos sociais e de juventude vão apresentar suas contribuições para a elaboração do PJNV, que deverá ser lançado em novembro deste ano.

Os eixos temáticos abrangem as áreas de segurança pública e acesso à justiça; geração de trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e a ciência e tecnologia; promoção da saúde e garantia do direito à cidade.

Texto: Ana Paula Leite/Jornalista -  Assecom MPMS

Foto: SETESCC