A Escola Superior do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (ESMP-MS), encerra o 1º semestre de 2023 com rendimentos positivos na execução de ações educacionais voltadas para os membros, servidores e estagiários da Instituição.

No decorrer dos últimos 6 meses, a gestão da Escola alcançou cerca de 6.155 inscritos, fechando o ciclo com um número significativo de 415 horas de conteúdo aplicado. A administração vem se destacando também no desenvolvimento de novos cursos de aprimoramento, chegando a somar 41 ações educacionais neste primeiro semestre de 2023.

Atualmente, a ESMP-MS está sob a direção do Promotor de Justiça Fabio Ianni Goldfinger, mestre em Processos Penal pela PUC-SP, especialista em Investigação Criminal, Constituição e Direito de Defesa pela rede de ensino Luiz Flavio Gomes (LFG).

Números

No início deste ano foi realizado o “Levantamento de Necessidades de Treinamento”, com 19 órgãos ligados ao Ministério Público. O semestre foi marcado pela realização do primeiro Programa de Atualização da Escola com a temática de “Controle de Constitucionalidade e Remédios Constitucionais”, com o corpo docente de 16 professores renomados que ministraram 32 horas de capacitação.

A ESMP-MS recebeu 60 solicitações de capacitação, sendo 42 através do formulário e 18 solicitações pontuais. Em relação às solicitações neste primeiro semestre, já foram 22 capacitações atendidas, 2 capacitações parcialmente atendidas, 18 capacitações as quais estão em cotação ou em produção, e 18 capacitações em pesquisa.

Houve, ainda, a retomada dos Encontros Regionais do MPMS nas comarcas de Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas.

Destaca-se também os investimentos na Biblioteca Dr. Manoel de Oliveira Gomes com as renovações da Plataforma Fórum de conhecimento jurídico e da Revista dos Tribunais, com a contratação da Biblioteca Digital SARAIVA e da admissão do software de gestão da biblioteca.

Comparativo

O semestre terminou com um aumento nas ações educacionais comparado ao mesmo período do ano passado. Desde cursos e eventos disponibilizados pela organização. Sendo 22 no formato EaD, 10 no formato híbrido (presencial com transmissão) e 9 no formato presencial.

De acordo com o Diretor-Geral, Fabio Ianni Goldfinger, novos projetos e investimentos estão em andamento como a reorganização e revitalização do espaço físico da Biblioteca Dr. Manoel de Oliveira Gomes, “temos ainda

investimentos na contratação do software de gestão da biblioteca para que os membros, servidores e estagiários tenham acesso ao acervo físico e digital gratuito. Ademais, a ESMP-MS dará continuidade com as capacitações e aperfeiçoamentos solicitados por todos os setores e órgãos do MPMS. Há ainda em andamento projetos para a realização de uma Pós-graduação em Ciências Criminais, junto com o credenciamento da ESMP-MS como escola de governo junto ao Conselho Estadual de educação”.

Confira a programação completa no link abaixo:                                https://escola.mpms.mp.br/sobre/extra/radar

Texto: Kethelyn Mara - Estagiária de Pós-graduação em jornalismo com supervisão de Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS