O Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, recebeu, nesta quinta-feira (6/7), a Medalha Imperador Dom Pedro II, a mais alta honraria do Corpo de Bombeiros Militar, destinada a homenagear pessoas que se destacaram por suas condutas e serviços prestados à comunidade e ao Corpo de Bombeiros Militar.

A comenda foi entregue durante a solenidade militar em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho. Na ocasião, foram agraciadas 56 personalidades civis e militares.

O Promotor de Justiça titular da comarca de Bela Vista, William Marra Silva Júnior, também foi homenageado com a honraria.

2 de julho

O Dia Nacional do Bombeiro é celebrado anualmente em Mato Grosso do Sul com uma série de eventos, que tem na cerimônia militar de entrega de medalhas o ponto alto. A solenidade serve para comemorar os avanços da Corporação, enaltecer o espírito patriótico dos sul-mato-grossenses, bem como divulgar a importância da instituição e seus integrantes.

A data lembra que, em 2 de julho de 1856, o imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que regulamentou, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Naquela época, o sinal de incêndio, que era o badalar dos sinos, alertava homens, mulheres e crianças que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas.

Para oficializar a importância da profissão bombeiro, por decreto do presidente Getúlio Vargas, de 1954, foi instituído o 2 de julho como Dia Nacional do Bombeiro, em atendimento às demonstrações de agradecimento do povo brasileiro pelas frequentes provas de valor e bravura dos integrantes das Corporações de Bombeiros Militares.

Texto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS com informações Ascom Sejusp MS