O campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Corumbá, recebe a comunidade em geral, membros, servidores, estagiários do Ministério Público do Estado, nesta segunda-feira (24/7), para o evento “Coração Azul”, alusivo ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A realização é da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (ESMP/MS), em conjunto com o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência (CAODH); e em parceria com o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP/MS), com o Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (NUDEDH), com o Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-24ª Região), com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS); e com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Corumbá.

A palestra de abertura foi realizada pelo Juiz Substituto do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Daniel Chiaretti, que expôs o tema “Migrantes vulneráveis e tráfico de pessoas”. A Promotora de Justiça Ana Rachel Borges de Figueiredo Nina atuou como mediadora.

Dando prosseguimento ao evento “Coração Azul”, o tema: “Tráfico de pessoas: desafios e realidade” foi apresentado pela Assistente Social, Doutora em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa e Mestra em Saúde Coletiva pela UFMS Estela Márcia Rondina Scandola, com a mediação da Psicóloga Tânia Regina Comerlato, Conselheira Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Conselheira Estadual dos Direitos Humanos e integrante do CETRAP/MS.

Autoridades presentes

Estavam presentes à mesa de abertura da solenidade Marcelo Aguilar Iunes, Prefeito de Corumbá; Ubiratan Canhete de Campos Filho; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção 1ª de Corumbá; Amanda Cristiane Balancieri Iunes, Secretária Municipal de Assistência Social de Corumbá; e Cristiane Viegas, Coordenadora da Sociedade Civil do CETRAP/MS.

30 de julho – Coração Azul

O dia 30 de julho foi instituído pela Assembleia-Geral da ONU como o Dia Mundial de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas. No Brasil, a Lei nº 13.344/2016 estabeleceu, na mesma data, o Dia Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas.

Clique aqui para ver as fotos do evento.

Texto: Waléria Leite – Jornalista - ASSECOM/MPMS

 

 

Para denúncias entre em contato com a Ouvidoria do MPMS: ouvidoria@mpms.mp.br, Formulário Eletrônico no link: www.mpms.mp.br/ouvidoria/cadastro-manifestacao, ou número 127 e 0800-647-1127.