A convite do Promotor de Justiça em substituição de Sonora, Thiago Barile Galvão de França, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul esteve presente à Câmara Municipal da cidade, na terça-feira (25/7), para apresentar a campanha "Seu silêncio pode matar você".

Cerca de 150 pessoas prestigiaram o evento, que tem por objetivo sensibilizar e chamar a atenção da sociedade e autoridades da comarca para os altos índices de feminicídio e de violência doméstica e familiar contra a mulher, no Estado.

A apresentação da campanha foi realizada pela Coordenadora Adjunta do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (NOJÚRI), Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, que fez questão de frisar que essa é uma campanha inédita no País, “pela primeira vez que conseguimos reunir quatro núcleos: o da cidadania, do Júri, da violência doméstica e o de apoio às vítimas. Por esse motivo conseguimos estar aqui, conseguimos rodar o Estado do Mato Grosso do Sul com essa campanha”.

Segundo Lívia Bariani, "Sonora é a primeira comarca do interior a nos fazer o convite, que foi aceito prontamente. O Promotor de Justiça Thiago Barile nos recebeu, com o plenário da Câmara Municipal lotado, isso para nós é de grande importância, por entendermos que são pessoas que vão disseminar, levar para casa o conhecimento e a informação que vão receber aqui", afirmou.

A Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, designada para auxiliar a coordenação do Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos (NAVIT), agradeceu pela recepção e lembrou que este é tema caro ao Ministério Público, “essa é uma campanha que foi pensada, cada cor, cada palavra, cada foto, uma campanha para chegar, para impactar, para que todos saiam daqui repensando seus valores, as piadas, os memes compartilhados, se questionar e melhorar. Esse é o nosso objetivo aqui hoje, compartilhar coisa boa”.

Também fazem parte deste trabalho de sensibilização e conscientização a Coordenadora do Núcleo da Cidadania do MPMS, Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, que, durante o dia, realizou o projeto de capacitação dos técnicos que formam a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; e a Promotora de Justiça da Casa da Mulher Brasileira e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (NEVID), Aline Mendes Franco.

Thiago Barile reforçou que o convite feito às Promotoras de Justiça para lançarem a campanha "Seu silêncio pode matar você" demonstra preocupação e união. “Nós queremos que a sociedade de Sonora entenda a importância da informação e da denúncia, porque nós entendemos que só procurando ajuda essa mulher vai se sentir segura e vai conseguir se livrar desse ambiente de violência. Não podemos nos calar", afirmou.

Foi apresentado aos presentes todo o material que vai ser disponibilizado às instituições que tiverem interesse em aderir à campanha, prestando informação.

A noite foi encerrada pelo depoimento de uma mãe que perdeu a filha vítima de feminicídio e fez questão de participar e apoiar a campanha "Seu silêncio pode matar você".

Presentes à mesa de autoridades

O Promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França, a Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani, a Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho, o Vice-Prefeito do município, Valter Rodrigues; a Defensora Pública Fernanda Leal, o Delegado de Polícia Allan Patrick Rodrigues da Cruz, o Presidente da Câmara, Jansen Peixoto Barbosa; e o Comandante da Polícia Militar, Capitão Rodrigo Yoshimura.

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/ASSECOM MPMS