Durante dois dias, membros e servidores do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul estiveram em Sonora para apresentar o Projeto de Capacitação do MPMS voltado à rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O objetivo é oferecer aos presentes, conhecimento, informação sobre a Lei Maria da Penha, bem como apresentar a importância da medida protetiva que é fundamental para salvar vidas e, por fim, promover a articulação e a união entre os servidores que compõem a rede, entrosamento este considerado fundamental pelo MPMS no que diz respeito aos direitos e garantias da mulher.

Na tarde de terça-feira (25/7), cerca de 200 profissionais ouviram atentos a primeira palestra do curso de capacitação, ministrada pela Coordenadora do Núcleo da Cidadania do MPMS, Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, que destacou que " a violência doméstica e familiar contra a mulher decorre de questões socioculturais, em razão do padrão de desigualdade nas relações entre homens e mulheres. Nossa intenção é oferecer conhecimento e informações que permitam fortalecer e auxiliar toda a rede na prevenção e combate à violência, e para a troca de experiências”. Clarissa Torres agradeceu a oportunidade ofertada pelo Promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França, em substituição na comarca de Sonora.

Durante o trabalho de capacitação, a Coordenadora do Núcleo da Cidadania do MPMS apresentou aos profissionais e autoridades, vídeos ilustrativos e informações que levaram os presentes a refletir acerca do tema.

Na manhã de quarta-feira (26/7), a Assistente Social do MPMS, Elaine Cristina França Flor, apresentou informações sobre o trabalho em rede e sua importância. Segundo Elaine Flor, "precisamos entender a importância de cada uma das pessoas envolvidas no atendimento à mulher, que chega tão fragilizada, e precisa encontrar na rede um atendimento digno e respeitoso. E mais que nunca, uma rede forte e unida", afirmou a Assistente Social.

Participaram do evento, além dos técnicos que formam a rede de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher; o Promotor de Justiça Thiago Barile Galvão de França; a Promotora de Justiça Lívia Carla Guadanhim Bariani; a Promotora de Justiça Renata Ruth Fernandes Goya Marinho; o Vice-Prefeito do município, Valter Rodrigues; a Defensora Pública Fernanda Leal Barbosa; o Delegado Allan Patrick Rodrigues da Cruz; o Presidente da Câmara Municipal, Jansen Peixoto Barbosa e Vereadores.

 

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS