O Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul deu andamento ao projeto “O Júri tem a palavra”, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no sábado (12/8). O projeto é idealizado e coordenado pela Promotora de Justiça Luciana do Amaral Rabelo, titular da 21ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, com atribuições perante a 2ª Vara do Tribunal do Júri.

No evento, os acadêmicos das quatro universidades de Direito de Campo Grande, convidados a participar, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o andamento, a dinâmica desenvolvida no Tribunal do Júri e os procedimentos propostos pelos profissionais que atuam na área dos crimes contra a vida.

Quatro palestras permearam a manhã de sábado dos acadêmicos: “A Investigação Criminal dos Crimes contra a Vida”, com a Delegada de Polícia Civil Franciele Candotti Santana; “Crimes Dolosos contra a Vida”, ministrada pela Advogada Andrea Flores; “O procedimento do Tribunal do Júri”, realizada pela Advogada Rejane Alves de Arruda; e “O último júri de cada dia”, com o Advogado Benedicto Arthur de Figueiredo Neto.

A Promotora de Justiça Luciana Rabelo agradeceu a presença da plateia atenta às palestras ministradas pelos experientes profissionais: “Preciso agradecer ao MPMS pelo apoio incondicional a esse projeto e à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que o facilitou, bem como ao diretório acadêmico do CAJEF (UFMS), na pessoa da Maria Amélia Carvalho Campos e dos demais integrantes; e aos diretórios que eu não posso deixar de mencionar que são CAMIR (INSTED), CALUG (UNIGRAN), CARF (UNIDERP) e DACLOBE (UCDB), que tanto têm auxiliado na divulgação e implementação de todos os projetos. Muito obrigada”.

Participaram da mesa de abertura

Luciana do Amaral Rabelo, Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul; Benedicto Arthur de Figueiredo Neto, Vice-Presidente do Instituto dos Advogados de Mato Grosso do Sul; Rejane Alves de Arruda, Advogada, Doutora e Mestre em Direito pela PUC/SP; Andrea Flores, Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul; Franciele Candotti Santana, Delegada da 7ª Delegacia de Polícia de Campo Grande; e Caíque Ribeiro Galícia, Professor da UFMS.

O evento conta com o apoio

Do Ministério Público Estadual, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, FADIR/UFMS; do Centro Acadêmico Jorge Eustácio Frias, CAJEF/UFMS; do Centro Acadêmico Miguel Reale, CAMIR, da Faculdade Insted; do Centro Acadêmico Luís Gama, CALUG, da Unigran; do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua, DACLOBE, da UCDB; e do Centro Acadêmico Roberto Fauri, CARF, da Uniderp.

 

Texto e fotos: Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS