Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul sediou, na quarta-feira (9/8), em sistema híbrido (on-line e presencial), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, o “1º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência”, o evento foi promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), com o apoio da Unidade Nacional de Capacitação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), e teve como enfoque a Recomendação do CNMP sobre a Atuação do Ministério Público no Direito da Insolvência.

O Conselheiro Nacional do Ministério Público Jaime de Cassio Miranda, relator da Proposição n. 167-2023/74, fez uso da palavra, on-line, na abertura do evento, agradecendo a presença de todos. A mesa oficial e presencial de abertura do evento foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Procurador de Justiça do MPMS Aroldo José de Lima, pelo Conselheiro do CNMP Daniel Carnio Costa, pelo Conselheiro do CNMP e Procurador de Justiça do MPMS Paulo Cezar dos Passos e pelo Diretor-Geral da ESMP, Promotor de Justiça Fabio Goldfinger.

Em sua fala, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Magno Benites de Lacerda, ressaltou a importância e a função social do Ministério Público, agradeceu a oportunidade, “por ser o primeiro Ministério Público a receber essa capacitação. Lembrando que Mato Grosso do Sul é um Estado em franca expansão e desenvolvimento, e o MPMS merece essa capacitação para dar sua contribuição social”.

A primeira palestra ficou a cargo de Daniel Carnio Costa, Conselheiro Nacional do Ministério Público e Presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público, que apresentou os principais pontos da Recomendação do CNMP sobre a Atuação do Ministério Público no Direito da Insolvência. A mediação foi feita pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, e pelo Conselheiro Paulo Cezar dos Passos.

As palestras seguintes foram ministradas pela Promotora de Justiça do MPMG Sumaia Chamon Junqueira e pela Juíza de Direito da 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo, Maria Rita Rebello Pinho Dias, ambas compartilharam seus conhecimentos sobre a Atuação Especializada do Sistema de Justiça em Direito de Insolvência. A mediação foi feita pelo Juiz de Direito da Vara de Falências, Recuperações, Insolvências e Cumprimento de Cartas Precatórias Cíveis de Campo Grande, José Henrique Neiva de Carvalho e Silva; e pelo Presidente da Comissão Especial de Falência e Recuperação Judicial da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Diego Baltuilhe dos Santos.

Depois de um breve intervalo, o Advogado Elias Mubarak explanou aos presentes sobre Mediações nos Procedimentos Falimentares, com a mediação da Advogada Talita Musembani.

Na sequência, o Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo Eronides Aparecido Rodrigues dos Santos abordou os Fundamentos Constitucionais do Direito da Insolvência e a Atuação do Ministério Público. A mediação da palestra ficou a cargo do representante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso do MPMS, Procurador de Justiça Aroldo José de Lima.

Ronaldo Vieira Francisco, Promotor de Justiça do MPMS, encerrou a tarde de trabalho do 1º Ciclo de Debates de Direito da Insolvência. “Quero agradecer a administração superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, a Escola Superior do MPMS, os colegas e os palestrantes que abrilhantaram com este tema que nos é tão importante para a Instituição. Muito obrigado por dividirem conosco o conhecimento das senhoras e senhores”.

 

Confira as fotos do evento aqui

Outros eventos do Ciclo

Até dezembro, está previsto um evento do Ciclo de Debates por mês, sendo, em setembro, no Ministério Público do Estado de São Paulo; em outubro, no MP de Pernambuco e no Ministério Público do Trabalho; em novembro, no MP de Mato Grosso; e, em dezembro, no MP de Minas Gerais.

 

Texto: Waléria Leite – Jornalista/Assecom MPMS

Fotos: Luana Souza – Jornalista/Estagiária de Pós-Graduação