A solenidade ocorrida na quarta-feira (30/8), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), foi de reconhecimento e emoção aos que contribuíram para a existência e o fortalecimento da Associação de Militares Estaduais (AME-MS), que acaba de completar 59 anos de fundação.

Foram homenageadas 44 personalidades com a medalha Sargento Olímpio Garcia, dentre autoridades militares e civis, presidentes, associações, associados e fundadores da AME-MS.

Entre eles, o Governador em exercício, José Carlos Barbosa (Barbosinha); a Promotora de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul Cristiane Amaral Cavalcante, o Diretor-Adjunto da Agência de Previdência de Mato Grosso do Sul (Ageprev), Selmo Cassimiro da Silva; o Presidente da Associação Nacional de Entidades Representativas de Policiais Militares, Bombeiros Militares e Pensionistas do Brasil – ANERMB, Leonel Lucas de Lima; o Coronel QOPM Renato dos Anjos Garnes; o Coronel QOBM Frederico Reis Pouso Salas; o Coronel QOPM RR Paulo Rogério de Carvalho Silva e o Tenente-Coronel QOPM Élcio Almeida. A esposa de Olímpio Garcia de Souza, Olídia Maria Lescano de Souza, recebeu homenagem "in memorian". Outra homenagem outorgada “in memorian” foi à Leonora Barros dos Santos, da família do 1º Tenente PM Anésio David dos Santos.

O Presidente da AME-MS, Thiago Monaco, agradeceu a acolhida da Assembleia Legislativa para a celebração dos 59 anos da AME-MS. “Agradeço gentilmente a intercessão do Deputado Rinaldo junto ao Presidente Gerson Claro. O senhor sabia da importância deste momento de muita honra para todos nós. Cada um escolhido para ser homenageado foi por mérito de ter contribuído para o nosso crescimento, fortalecimento e até sobrevivência, em determinados momentos”, lembrou.

O Comandante-Geral da PMMS, Coronel Renato dos Anjos Garnes, fez um pronunciamento, em nome dos homenageados. “Sinto aqui muita emoção em poder fazer uso da palavra com vida e saúde. Observamos como é importante que as associações participem da vida e gestão da Segurança Pública, junto ao Governo do Estado, para melhoria de nossa tropa, salarial, de nossos direitos. Agradeço a todos e à Assembleia Legislativa pela parceria com o nosso trabalho”, concluiu.

 

Texto: ALEMS, editado por Waléria Leite – Jornalista/Assecom

Fotos: Wagner Guimarães (ALEMS)