Cerca de 400 participantes estiveram no Bioparque Pantanal no 1º Congresso Nacional Mulheres pela Paridade, nessa quinta (3/8) e sexta-feira (4/8) em Campo Grande, e que teve como tema os “Diálogos pela Equidade”. Durante os dois dias, mulheres das mais diferentes áreas de atuação, líderes e especialistas, realizaram um intercâmbio de experiências, discutiram e buscaram soluções para os desafios enfrentados pelas mulheres na busca por uma representação igualitária.

Na quinta-feira (3/8), de manhã, a solenidade de abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda; a Prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; a Primeira-dama do Estado de Mato Grosso do Sul, Mônica Riedel; a Subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMU), Carla Stephanini; o Defensor Público-Geral da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Gasparini; e a Conselheira Substituta do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Patrícia Sarmento dos Santos.

No período da tarde, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul esteve representado pela Coordenadora do Núcleo da Cidadania (NUCI) e Vice-Presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP), Promotora de Justiça Clarissa Carlotto Torres, como mediadora do painel “As mulheres e o teto de vidro” e contou com a presença da Juíza de Direito da 3ª Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Campo Grande, Liliana de Oliveira Monteiro e as painelistas: Patrícia Bertolin, Prof. Dra. da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Fabiola Marquetti, Procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul e Vice-Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE).

Na sexta-feira (4/8), no período da manhã, a Promotora de Justiça da Casa da Mulher Brasileira e Coordenadora Adjunta do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), Aline Mendes Franco, presidiu a mesa “O sistema de justiça e o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero”, mediou este painel a Advogada e Conselheira Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Larissa Brandão. Foram painelistas: a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Ivana Farina Navarrete Pena; a Defensora Pública do Estado de Santa Catarina e Membra do Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais (CONDEGE), Anne Teive Auras; a Delegada de Polícia Civil do Estado de Roraima, Cândida Alzira Bentes de Magalhães; a Juíza de Direito e Integrante do Grupo de Trabalho do Protocolo de Gênero, Jacqueline Machado; e a Advogada e Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Andrea Flores.

A Ministra do Planejamento e Orçamento do Governo Federal, Simone Tebet, realizou a palestra de encerramento com o tema: "A paridade de género como desafio para a democracia contemporânea" e contou com a participação de mulheres das mais diferentes áreas de atuação.

Confira as fotos do evento aqui.

 

Texto e fotos: Waléria Leite/Jornalista - Assecom MPMS