A Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de seu Ouvidor, Promotor de Justiça Renzo Siufi, reuniu-se, nesta quinta-feira (31/8), com o representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), para tratar da implantação da “Carta-Resposta”, novo canal de atendimento à população.

O novo canal permitirá que os moradores de municípios, distritos ou assentamentos que não possuem uma Promotoria de Justiça, acionem o MPMS de forma gratuita, através dos Correios, que disponibilizará em suas agências um formulário denominado “Carta-Resposta”. Por meio dela, qualquer pessoa poderá, sem custo de postagem, fazer manifestações como denúncias, elogios, reclamações, representações, críticas ou pedidos de informação.

De início, 1.800 unidades da “Carta-Resposta” serão distribuídas em 45 agências dos Correios, localizadas em várias regiões de Mato Grosso do Sul, como por exemplo as unidades dos municípios de Paraíso das Águas, Paranhos, Tacuru, Distrito de Jacareí e Figueirão.

Para o Ouvidor do MPMS, Renzo Siufi, a iniciativa vai conseguir atender todos os cidadãos do Estado, principalmente aqueles que não conseguem chegar até uma Promotoria de Justiça. “Vamos conseguir levar a Ouvidoria para os lugares mais distantes do Estado, pois mesmo que um município que não tenha uma Promotoria de Justiça e esteja próximo de um em que há, não é todo mundo que pode se deslocar até a outra cidade para ir à Promotoria. Nós vamos facilitar o contato para essas pessoas que, a princípio, têm dificuldade de fazer registro pela via tecnológica ou até de comparecer nos locais onde tem a Promotoria, então o que nós queremos é ampliar os canais de comunicação com o cidadão, para que este possa fazer suas denúncias, pedir informações, fazer elogios ou reclamações”.

Para o Consultor Comercial dos Correios, Juliano Romano, a parceria com o MPMS vai levar mais um serviço para a população: “os Correios vem trabalhando em várias soluções de logísticas, pois uma das nossas missões é conectar pessoas e instituições. Os Correios é a única instituição que está presente em 100 % dos municípios brasileiros, e precisamos usar esse potencial para chegar até o cidadão com serviços e informações que atendam às suas demandas”.

 

 

Texto e fotos: Ana Carolina Vasques/Jornalista - Assecom MPMS