O “II Encontro de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso do Sul” aconteceu nesta sexta-feira (15/9), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça. O evento é promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul e pelo Ministério Público do Trabalho no MS, com apoio do Movimento Nacional Eu Sou Catador de Materiais Recicláveis (MESC), do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A mesa solene foi composta pelo Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda; pelo Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental e Vice-Presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), Luciano Furtado Loubet; pelo Diretor-Presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges Barros de Araújo; pela representante do MNCR, Aline Souza da Silva; e pela Presidente da Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis dos Aterros Sanitários de Mato Grosso do Sul (ATMARAS/MS), Gilda Macedo.

Também integraram a mesa o Coordenador de Operações da Pragma Soluções Sustentáveis, Wagner Cesário; o Diretor de Meio Ambiente para Bioeconomia e Clima do Projeto Mãos pro Futuro, Fábio Brasiliano; e a Coordenadora de Relações Institucionais da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), Caroline Morais.

O Promotor de Justiça do Núcleo Ambiental destacou o apoio do Poder Público para o trabalho dos catadores. Em seu discurso, incentivou a plateia a refletir sobre dois pontos: “os catadores precisam ter dois compromissos: melhorar a estruturação e capacitação do negócio; e valorizar o ativo econômico, que é o crédito de logística reversa”.

Luciano Loubet agradeceu em nome do Ministério Público Estadual a colaboração dos seguintes patrocinadores: Pragma Soluções Sustentáveis, EuReciclo, Mãos pro Futuro Programa de Logística Reversa e Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).

O Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites de Lacerda, ressaltou em sua fala os desafios ambientais a serem enfrentados, a importância do encontro e do trabalho dos catadores: “promover este debate, trazer aqui a voz de vocês, na casa de vocês, que é essa casa, o Ministério Público, para uma solução efetiva, valoriza a atividade que exercem”. E acrescentou: “vocês não são invisíveis, vocês protegem o meio ambiente e, assim, protegem nossos filhos, protegem o futuro. Essa união entre Poder Público e vocês permite a evolução de todos”.

Mesas e palestras

A Mesa 1 deu início à programação do evento e expôs o tema “Logística reversa e apoio aos catadores”. A palestra foi ministrada pela Diretora de Desenvolvimento do Imasul, Thais Barbosa de Azambuja Caramori; e pela Coordenadora de Organizações de Catadores na EuReciclo, Allana Cardoso Bittencourt.

O tema “Operação e gestão de cooperativas e associações de catadores – requisitos mínimos e boas práticas” foi abordado na Mesa 2. Discorreram sobre o assunto a Presidente da Atmaras/MS, Gilda Macedo; e os representantes do MNCR e MESC, Fagner Antônio Jandrey e Cleusimar Alves de Andrade, respectivamente.

À tarde, o evento teve continuidade com a Mesa 3 sobre “Contratação das Cooperativas e Associações pelo Poder Público Municipal – necessidade e boas práticas”. A palestra foi ministrada pelo Secretário de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, Cleber Canteiro; pelo Diretor da Central de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Pimenta Bueno, Marcelo Teixeira Portella; e pela representante da Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional, Leilane Soares Pereira.

Em seguida, a Mesa 4 abordou sobre a “Atuação das cooperativas e associações na temática dos grandes geradores”. Discorreram sobre o tema o Gerente de Fiscalização e Monitoramento Ambiental da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Heltton Alves Guimarães; os representantes do MESC e MNCR, Lindaci Soares, Aline Souza da Silva e Fagner Antônio Jandrey; e o Diretor-Presidente da Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis (Conatrec), Telines Basílio do Nascimento Júnior.

A palestra sobre “Discussão de casos em MS” fez parte da Mesa 5. O tema foi apresentado pelo Diretor de Operações do Instituto Recicleiros, Rafael Henrique Siqueira Rodrigues; pelo Gerente de Coprocessamento Global da InterCement Brasil, Cristiano Ferreira; e pelo Presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Mato Grosso do Sul (OCB/MS), Celso Ramos Régis.

Confira as fotos do evento aqui.

Texto e fotos: Ana Paula Leite/Jornalista Assecom MPMS