O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange), do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Consumidor, da Ouvidoria e do Núcleo Criminal, participou, neste sábado (2/9), do Mutirão do Povo, realizado na Escola Municipal Antônio José Paniago, localizada no Jardim Itamaracá.

A iniciativa, que fomenta a solidariedade, é promovida pela empresa T Eventos, em parceria com o SBT/MS. O evento ofereceu mais de 300 serviços gratuitos para a população local, como corte de cabelo, exames médicos, recreação infantil, orientações jurídicas, emissão e segunda via de documentos, negociação de dívidas, cadastro em agência de emprego, atendimento ao consumidor, palestras, doação de cestas básicas, sorteios de brindes, gincanas, shows culturais e musicais.

O MPMS foi representado pelo Promotor de Justiça e Ouvidor do MPMS, Renzo Siufi; pela Promotora de Justiça e Coordenadora do Núcleo Criminal (Nucrim), Renata Ruth Goya e pelo Promotor de Justiça e Supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica, Promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa. Na oportunidade, foram realizados atendimentos e distribuídos panfletos de divulgação institucional, com participação de servidores da Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplange), da Ouvidoria, da 52ª Promotoria de Justiça de Campo Grande e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis, do Consumidor e do Idoso (CAOCCI).

Na oportunidade, foram levados para conhecimento da população local a campanha de combate ao feminicídio “Seu silêncio pode matar você” e informações a respeito do Projeto Acolhida, desenvolvido com o intuito de conscientizar que as vítimas da violência e seus familiares merecem especial proteção quanto a seus direitos, reforçando que é dever do Ministério Público brasileiro atuar para garantir que estes sejam cumpridos.

 

Texto e foto: Ana Carolina Vasques/Jornalista-Assecom MPMS